Dezembro Vermelho – O que é?
O Dezembro Vermelho é uma Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Segundo dados do Ministério da Saúde, de 1980 até junho de 2022, foram detectados 1.088.536 casos de Aids. Por isso, a campanha tem como objetivo principal ajudar a prevenir a transmissão do HIV, assim como outras doenças transmitidas pelo sexo desprotegido. Afinal, é possível prevenir a infecção e conseguir que a população faça isso é mais do que uma preocupação individual e sim coletiva, do governo e ONGs. Abaixo, vamos falar mais sobre o Dezembro Vermelho!
Quando surgiu o Dezembro Vermelho?
O Dezembro Vermelho surgiu em novembro de 2017, porém, o dia mundial contra a AIDS surgiu em 1988, sendo comemorado todo dia primeiro de dezembro. Desde então, a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis é colocada em prática, com ações que buscam ajudar a combater essas doenças. Veja algumas delas!
1- Promover eventos sobre a conscientização sobre o tema!
Veja, os eventos de conscientização sobre o tema são importantes para ensinar as pessoas como elas podem se prevenir e como devem procurar tratamento precoce em caso de dúvidas ou mesmo de suspeita de ter contraído alguma doença, seja ela qual for. Conscientizar é uma forma de prevenção e, sem dúvidas, nossa população precisa ser relembrada com frequência da importância de se preocupar em relação ao tema!
Pure Pilates
2- Conscientizar sobre formas de prevenção!
Se prevenir é importante, temos que levar à população o conhecimento necessário para que ela possa fazer isso. Quais são os meios de prevenção, além da camisinha, por exemplo? Há medicamentos, vacinas ou outras formas que o Dezembro Vermelho traz à tona como forma de prevenção? Vale a pena fazer um apanhado de tudo isso e oferecer o máximo de conhecimento possível!
3- Oferecer tratamentos e prevenção gratuita!
Portanto, o Dezembro Vermelho também tem o objetivo de oferecer tratamento gratuito, assim como prevenção, sempre por meio do SUS. Distribuição de preservativos, orientação médica gratuita, medicações em farmácia populares ou gratuita, tudo isso impacta na prevenção e no tratamento contra as doenças sexualmente transmissíveis. Assim, é possível que as pessoas não apenas se previnam, mas possam tratar as doenças oportunistas do HIV, por exemplo.
Gostou de saber um pouco mais sobre o Dezembro Vermelho e suas principais ações? Compartilhe o texto com seus amigos nas redes. Enfim, ajude essa causa a chegar até as pessoas! Até a próxima!