Dezembro Vermelho – O que é?

Dezembro Vermelho – O que é?
Avalie este post

O Dezembro Vermelho é uma Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Segundo dados do Ministério da Saúde, de 1980 até junho de 2022, foram detectados 1.088.536 casos de Aids. Por isso, a campanha tem como objetivo principal ajudar a prevenir a transmissão do HIV, assim como outras doenças transmitidas pelo sexo desprotegido. Afinal, é possível prevenir a infecção e conseguir que a população faça isso é mais do que uma preocupação individual e sim coletiva, do governo e ONGs. Abaixo, vamos falar mais sobre o Dezembro Vermelho!

Quando surgiu o Dezembro Vermelho?

O Dezembro Vermelho surgiu em novembro de 2017, porém, o dia mundial contra a AIDS surgiu em 1988, sendo comemorado todo dia primeiro de dezembro. Desde então, a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis é colocada em prática, com ações que buscam ajudar a combater essas doenças. Veja algumas delas!

1- Promover eventos sobre a conscientização sobre o tema!

Veja, os eventos de conscientização sobre o tema são importantes para ensinar as pessoas como elas podem se prevenir e como devem procurar tratamento precoce em caso de dúvidas ou mesmo de suspeita de ter contraído alguma doença, seja ela qual for. Conscientizar é uma forma de prevenção e, sem dúvidas, nossa população precisa ser relembrada com frequência da importância de se preocupar em relação ao tema!

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

2- Conscientizar sobre formas de prevenção!

Se prevenir é importante, temos que levar à população o conhecimento necessário para que ela possa fazer isso. Quais são os meios de prevenção, além da camisinha, por exemplo? Há medicamentos, vacinas ou outras formas que o Dezembro Vermelho traz à tona como forma de prevenção? Vale a pena fazer um apanhado de tudo isso e oferecer o máximo de conhecimento possível!

3- Oferecer tratamentos e prevenção gratuita!

Portanto, o Dezembro Vermelho também tem o objetivo de oferecer tratamento gratuito, assim como prevenção, sempre por meio do SUS. Distribuição de preservativos, orientação médica gratuita, medicações em farmácia populares ou gratuita, tudo isso impacta na prevenção e no tratamento contra as doenças sexualmente transmissíveis. Assim, é possível que as pessoas não apenas se previnam, mas possam tratar as doenças oportunistas do HIV, por exemplo.

Gostou de saber um pouco mais sobre o Dezembro Vermelho e suas principais ações? Compartilhe o texto com seus amigos nas redes. Enfim, ajude essa causa a chegar até as pessoas! Até a próxima!

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais