Empreender pode ser uma forma de sair da depressão, indicam estudos
Já imaginou que empreender possa ser uma forma de lidar com a depressão? É o que uma pesquisa britânica disse no ano de 2018. Segundo os pesquisadores, não apenas empreender, mas também o trabalho naquilo que se ama pode ajudar as pessoas a saírem de crises de ansiedade e depressão.
Abaixo, vamos falar um pouquinho melhor sobre esse assunto. Confira!
Pure Pilates
Por que empreender pode ajudar alguém a sair da depressão?
Explicando os estudos dos britânicos, empreender pode ajudar a sair da depressão por alguns motivos bem óbvios, como:
- Quem empreende geralmente tem uma sensação de estar fazendo mais por si mesmo. O empreendedor escolhe no que vai trabalhar e tem mais autonomia. Essa característica faz com os problemas como a depressão sejam menos comuns nesse grupo.
- Quando o negócio dá certo, o empreendedor experimenta uma sensação de felicidade que ajuda a prevenir a depressão, a ansiedade e outros sintomas ruins de quando a saúde mental não vai bem. Descobriu-se que a felicidade em concluir uma venda, por exemplo, se parece com aquela que experimentamos em conquistar mais pessoais.
O lado ruim de empreender – Ele existe?
Como tudo na vida, existem dois lados em empreender: o bom e o ruim. E, segundo especialistas, assim como o sucesso pode trazer bons sentimentos à tona, o fracasso do negócio também pode gerar crises de ansiedade e depressão. E como evitar que o sua empresa traga problemas? Selecionamos algumas dicas:
1- Se apegue menos aos resultados
Fazer o que gosta requer abrir mão do apego em relação aos resultados financeiros. É claro que você vai querer que o seu negócio tenha sucesso ou que, pelo menos, não se torne um problema nesse sentido.
Porém, é importante saber que existirão meses em que o movimento estará mais fraco, por exemplo, e tudo bem. Tente se apegar menos aos resultados e considere que você está fazendo aquilo que mais ama – e isso já vale muito!
2- Abra um negócio com menos chances de dar errado
Sempre é possível que um negócio dê errado, mas é também viável tentar evitar isso procurando um modelo que é mais seguro, como é o caso das Franquias.
Com uma equipe experiente por trás, as franquias são boas opções para quem se envolve emocionalmente com a empresa e pode desenvolver problemas caso ela não vá bem. Mais segura e estável, as franquias costumam ser perfeitas para esses casos.
3- Saiba recomeçar
Se o negócio não estiver indo bem, você precisa ter forças para recomeçar. Pode parecer difícil, mas não se abalar com um problema financeiro ou mesmo com a falência, ajudará a você criar um novo negócio ou até mesmo a voltar para um trabalho convencional.
Saiba a hora de recomeçar e não deixar que sua saúde mental seja abalada por isso.
Seja como for, saiba que o seu negócio tem tudo para se tornar um dos motivos da sua felicidade. Só saiba que ele não pode ser o único!
Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até o próximo texto.