Pessoas sedentárias podem fazer Pilates? Entenda!

Pessoas sedentárias podem fazer Pilates? Entenda!
4 (80%) 1 vote

Será que pessoas sedentárias podem fazer Pilates? Essa é uma pergunta interessante e que pode ser útil para boa parte da população, já que os dados da Organização Mundial da Saúde informam que um a cada quatro adultos são sedentários, ou seja, não praticam nenhuma atividade física ao longo da semana. 

Quais são os riscos de se manter sedentário e será que há riscos em começar uma atividade física sem orientação médica, especialmente depois de muitos anos na inércia? 

No texto de hoje, vamos falar um pouquinho sobre a relação entre o sedentarismo e o Pilates e como resolver essa questão tão importante para a nossa sociedade. Confira abaixo!

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

 

Antes de mais nada, pessoas sedentárias podem fazer Pilates ou não?

 

Antes mesmo de falarmos sobre qualquer outro assunto relacionado ao sedentarismo, vamos responder à pergunta do post: será que as pessoas sedentárias podem fazer Pilates? 

A resposta é simples, embora seja importante termos cuidado. O Pilates é uma atividade muito democrática e basicamente todas as pessoas podem praticá-la, mesmo quem está sedentário há muitos anos. 

Então, sim, você pode fazer Pilates independente de ser ou não uma pessoa sedentária. Mas, é preciso tomar cuidados básicos, como:

 

1- Exames de Rotina

 

A primeira coisa que precisa ser feita antes de começar a se exercitar novamente é garantir exames de rotina. Eles vão revelar se há algum problema cardíaco ou qualquer outro que te impeça de começar atividades físicas. 

No caso do Pilates, como ele não é aeróbico, esses exames podem ser feitos depois que começar as aulas. Fale com o seu professor sobre sua resistência física – de qualquer forma, ele saberá lidar com a aula de uma forma que você não fique sobrecarregado. 

 

2- Consulta com a nutricionista

 

Outro ponto importante é se consultar com uma nutricionista de confiança. Ela poderá ajudar a garantir uma melhor alimentação para que o seu corpo se acostume com os exercícios. 

Ao fazer Pilates, por exemplo, vale a pena optar por um consumo maior de proteínas, que vão auxiliar no processo de ganho de massa magra. 

 

Dicas para quem está sedentário e quer começar Pilates

 

Pessoas sedentárias podem fazer Pilates, mas é sempre bom seguir algumas dicas além das que citamos acima. Anote:

 

1- Comece aos poucos

 

O seu professor de Pilates irá auxiliar no processo para que você comece aos poucos a se exercitar – sem forçar os músculos e as articulações. Isso vale para qualquer outro exercício, mesmo os mais simples, como caminhadas e andar de bicicleta. 

Comece devagar e aumente a intensidade conforme sente seu condicionamento físico melhorar. 

 

2- Sempre peça ajuda ao instrutor

 

O instrutor de Pilates está lá para te auxiliar e ensinar os movimentos. Se sentir dificuldade, peça ajuda ou avise que precisa pegar mais leve. Em geral, ele sentirá suas necessidades e o treino será voltado para o seu condicionamento físico, mas, mesmo assim, fale se algo incomodar. 

 

Gostou das dicas de hoje e já sabe que pessoas sedentárias podem fazer Pilates sem nenhuma restrição? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima! 

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais