Como evitar problemas entre o franqueador e o franqueado?

Como evitar problemas entre o franqueador e o franqueado?
Avalie este post

Evitar problemas entre o franqueador e o franqueado é um dos pontos principais a se pensar antes de começar um novo negócio ancorado com sistemas de franquias. Embora poucas pessoas saibam, as divergências podem acontecer e causar problemas e dores de cabeça que ninguém deseja ter ao se lançar no mundo do empreendedorismo!

Por isso, no post de hoje separamos dicas importantes para quem vai começar a vida como franqueado e também para quem decidiu ter um sistema de franquias. Confira mais abaixo!

 

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

Evitar problemas entre o franqueador e o franqueado é possível!

 

É bastante comum que franqueados e franqueadores não saibam prever os problemas que a relação entre eles pode gerar. Da parte de quem opta por uma franquia, geralmente o que acontece é a empolgação inicial sem a noção completa das regras que aquele negócio tem para funcionar.

Franquias mais famosas, como as de cosméticos ou alimentação possuem um controle gigantes de qualidade, que precisa ser seguido à risca. Por isso, vale a pena pensar se essas são as áreas que você deseja investir. Separamos algumas dicas gerais, que valem para todo tipo de negócio. Anote aí:

 

  • Primeiro, leia as regras. Você precisa saber todo o manual do franqueado, sem exceção de nenhum ponto. Não foque apenas no investimento inicial – se preocupe com detalhes, como as regras gerais de cada negócio. Elas podem mudar completamente a sua visão sobre ele!

 

  • Tome cuidado com empolgações iniciais. Foque na área que você sabe que dará conta de trabalhar. Mesmo que você adore bolos, por exemplo, é preciso entender se cozinhar ou gerenciar uma cozinha é o seu desejo final.

 

  • Pense no público. Quem serão os seus clientes? É o tipo de público que você gostaria de lidar todos os dias? Essas informações devem ser passadas pelo seu franqueador, por isso, exija dele tudo que puder extrair.

 

  • Como franqueador, pense bem antes de entrar no ramo das franquias e, se optar por elas, dê todo o suporte para seu franqueado. Você não vai querer problemas que serão mais difíceis de resolver se não houver acordo prévio e boa comunicação!

 

  • Também se preocupe com o que irá constar no contrato. No caso do franqueador, o suporte legal é fundamental para que tudo seja esclarecido por escrito. Nada de acordos verbais!

 

Como franqueado, o que posso exigir?

 

Uma forma de evitar problemas entre franqueador e o franqueado é cada um saber seus direitos. Algumas coisas você poderá – e deverá – exigir:

 

  • Contratos esclarecidos, bem redigidos e que mostram claramente todo o suporte que seu franqueador dará. Como dissemos, nada de acordos verbais! Tudo que ele te prometer, deve constar por escrito.

 

  • Pense no que você vai precisar naquela franquia e veja se ela oferece o suporte necessário. Caso contrário, opte por uma franquia mais completa e que atinja suas metas para trabalhar bem.

 

  • Veja se a área é promissora. Se for, é provável que a própria franquia mostre isso em dados ao começar uma negociação.

 

Gostou das nossas dicas e quer descobrir uma opção de franquia rentável e transparente? Descubra a Pure Pilates e se impressione!

 

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais