Fazer exercício e não perder peso. Por que isso acontece?

Fazer exercício e não perder peso. Por que isso acontece?
Avalie este post

Muitas pessoas passam por um problema bastante comum: o de fazer exercício e não perder peso mesmo assim. Mas por que será que isso acontece? Será que estamos falando apenas de uma questão genética ou há algum fator que possa influenciar esse tipo de situação?

A resposta é, sim, há fatores que podem influenciar nessa dificuldade de perder peso e boa parte deles são possíveis de modificar. Vamos entender quais são? Veja abaixo!

Fazer exercício e não perder peso – Três fatores que podem ser os responsáveis por isso!

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

Separamos abaixo, 3 fatores que podem influenciar o fato de você fazer exercício e não perder peso. Veja abaixo se algum deles não está presente na sua vida. Confira!

1- Fazer exercícios e comer demais

Esse é o primeiro e mais comum fator que faz as pessoas fazer exercícios e não perder peso. Isso porque é normal sentirmos fome depois de uma atividade física, o que pode gerar um efeito reverso do que queremos: comemos demais e podemos até mesmo engordar, apesar dos esforços na academia.

Para evitar esse problema, a dica é começar uma dieta junto com as atividades, de preferência com a ajuda de um nutricionista especializado. Se não for possível, tente pelo menos diminuir as porções e ir treinar em horários onde será possível comer logo após, como antes do almoço, por exemplo. Assim, você mata a fome e não exagera nas refeições intermediárias.

2- Não controlar os hormônios da tireóide

Se você nunca fez um exame para saber como está a sua tireóide, faça isso o quanto antes. Às vezes, estamos com ela desregulada, o que pode causar uma lentidão no metabolismo e a dificuldade para perder peso.

O exame é bem simples e se resume basicamente à uma análise do sangue colhido. Em apenas alguns dias, você saberá que tem algum hormônio em falta no seu corpo e poderá começar um tratamento mais adequado.

Veja bem, após regularizar os hormônios, é para que você comece a conseguir perder peso normalmente. Se isso não acontecer, é a hora de pedir para o médico mais ajuda para entender melhor como está o seu corpo.

Seja como for, o check-up é muito importante e pode ajudar a prevenir uma série de doenças. Faça isso com regularidade e antes mesmo de começar um exercício físico mais pesado.

3- O seu exercício não está queimando muitas calorias

Outro erro comum das pessoas é realizar exercícios que não queimam muitas calorias, como caminhadas muito leves e de pouca duração. Entenda que você precisa se sentir cansado após a atividade e, principal, deve criar músculos – como acontece no Pilates, na natação e até ao andar de bicicleta.

Se você faz exercícios muito leves, pode ser que a queima calórica não seja suficiente para sentir diferença depois de alguns meses e o seu peso estaciona – no caso de quem come muito, pode até subir. Fique de olho e procure atividades bem intensas e com uma frequência bacana.

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos. Até a próxima!

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais