O que é controle de fluxo de caixa e como ele ajuda sua empresa!

O que é controle de fluxo de caixa e como ele ajuda sua empresa!
Avalie este post

O controle Fluxo de Caixa é, sem dúvidas, uma das partes mais importantes da sua empresa. Ele é o que irá te mostrar se o dinheiro está sendo bem aproveitado, se o negócio está passando por problemas e se há algum plano que possa ser realizado diante de um cenário ruim.

Mas você sabe o que esse controle faz? Afinal, o que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa a ser mais saudável? No texto de hoje, separamos informações importantes sobre esse assunto. Confira!

O que é fluxo de caixa?

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

Antes de entendermos como fazer um bom controle do fluxo de caixa, precisamos compreender o que ele é em si, como conceito. Em uma empresa, fluxo de caixa nada mais é do que o movimento de entrada e saída de dinheiro. Ou seja, tudo que você recebe por causa da empresa e tudo que gasta para mantê-la funcionando.

Nessa conta, entra tudo: salário de funcionários, aluguel, água, luz, internet. Mas veja bem, se caso você seja um empreendedor menor, os gastos que existem com sua vida pessoal não entram nesse montante. Considere para você uma espécie de salário, o chamado pró-labore. Assim, fica muito mais fácil entender a situação real da empresa – e não a sua situação pessoal.

Como o controle de fluxo de caixa ajuda minha empresa?

Se o fluxo de caixa é tudo que entra e sai da sua empresa, o controle de fluxo de caixa é conseguir entender esses valores e ter total consciência sobre eles. Você deve saber exatamente o que está para entrar e quais serão os próximos gastos. Assim, é possível se planejar e se antecipar.

Separamos alguns dos benefícios do controle de fluxo de caixa:

1- Aumentar a possibilidade de crescimento

Ao ter controle sobre o seu fluxo de caixa, as chances de conseguir crescer aumentam exponencialmente. Imagine uma empresa que não sabe o que irá receber nem no próximo mês, quanto mais fazer previsões para os meses seguintes? Ela dificilmente conseguirá investir em crescimento, porque sempre medo do que está por vir.

2- Ter mais segurança financeira

Mesmo se você não pretende expandir os negócios, só o fato de conseguir se manter no azul e não correr riscos de se endividar deveria ser motivo suficiente para investir em um fluxo de caixa adequado. Segurança financeira é essencial para sua empresa!

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos!

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais