O que é o Foam Roller e como ele ajuda seus ombros?

O que é o Foam Roller e como ele ajuda seus ombros?
Avalie este post

O Pilates é caracterizado como uma atividade repleta de aparelhos e acessórios, onde cada uma possui a sua importância dentro dentro do método. Hoje falaremos especificamente sobre o Foam Roller, um acessório simples mas que pode ser ideal para trabalhar a região dos ombros. Acompanhe os detalhes a seguir e saiba mais:

O que é o Foam Roller?

O Foam Roller ou rolo de espuma, é um acessório utilizado para a prática de diversos tipos de exercícios e em diferentes partes do corpo.  A sua utilização promove a auto liberação miofascial, método que consiste em pressionar determinados pontos do corpos onde encontram-se os “nós”, responsáveis por incomodar e provocar dores.

Ao aplicar a pressão com o Foam Roller, os “nós” ou aderências vão se desfazendo, tornando os músculos mais treináveis, flexíveis, fortes e mais resistentes a possíveis lesões, além de contribuir para a restauração da função e mobilidade das articulações.

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

Benefícios do Foam Roller

No Pilates este acessório já é bastante utilizado e até mesmo substitui alguns aparelhos em determinados tipos de exercícios. Devido ao seu formato cilíndrico, o Foam Roller possibilita o alinhamento postural dos praticantes de Pilates e deste modo, o corpo se mantêm mais ativo durante as aulas. Além disso é possível obter os seguintes benefícios com a utilização do Foam Rooler:

  • Alongamento de músculos, tendões e ligamentos;
  • Melhora na circulação sanguínea;
  • Liberação da tensão dos músculos;
  • Permite treinar a mobilidade articular, equilíbrio e força;
  • Auxilia na recuperação pós-treino;
  • Promove o alinhamento da coluna durante os movimentos;
  • Auxilia no tratamento e prevenção de lesões.

Como o Foam Roller ajuda seus ombros

As dores na região dos ombros são uma das principais queixas da população, uma vez que esta parte do nosso corpo sofre com a má postura, sobrecarga devido às atividades físicas, afazeres do dia a dia e práticas esportivas. Deste modo, fortalecer e prevenir lesões nesta região é essencial para desempenharmos de maneira eficiente diversas funções diárias.

Neste caso, o Foam Roller pode ser um grande aliado para tratar lesões musculares, aumentar a mobilidade, estabilizar a articulação e fortalecer os músculos da região dos ombros.

Os exercícios com o Foam Roller podem promover grandes benefícios para os ombros e para isto, devem ser realizados adequadamente.

Algumas dicas para utilizá-lo de maneira eficaz, são:

Identifique a região a ser trabalhada: O rolamento deve ser feito próximo a fonte da dor para que haja a liberação miofascial no local afetado. Para a região dos ombros o deslizamento pode ser realizado da região da cintura escapular até o punho.

Trabalhe a mobilização: Os exercícios de mobilização são essenciais para trabalhar os ombros. Neste caso, deitando-se no chão sobre o rolo, as escapulas ficam livres e é possível explorar os eixos dos movimentos do ombro.

Explore exercícios de estabilização: Os alunos podem ganhar maior estabilidade e fortalecer os músculos dos ombros com exercícios, como o cisne, onde os braços esticados sobre o rolo, devem estar firmes e a cervical alinhada com a coluna. Neste caso, alguns exercícios podem até mesmo ativar o power house, tão importante no método Pilates.

 

Sem dúvidas o Foam Roller é um acessório muito útil para que você possa ter em seu estúdio, uma vez que seu baixo custo e a diversidade de exercícios que possam ser realizados com ele, acabam sendo uma grande vantagem.

Para casos de dores nos ombros, por exemplo, este acessório é um dos mais indicados no processo de reabilitação. Portanto, vale a pena avaliar a possibilidade de adquiri-lo em seu estúdio para atender a demanda de alunos que poderão se beneficiar com o seu uso.

Gostou da dica? Continue acompanhando nosso blog para conferir mais dicas sobre Pilates!

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais