O que é o Foam Roller e como ele ajuda seus ombros?

O Pilates é caracterizado como uma atividade repleta de aparelhos e acessórios, onde cada uma possui a sua importância dentro dentro do método. Hoje falaremos especificamente sobre o Foam Roller, um acessório simples mas que pode ser ideal para trabalhar a região dos ombros. Acompanhe os detalhes a seguir e saiba mais:

O que é o Foam Roller?

O Foam Roller ou rolo de espuma, é um acessório utilizado para a prática de diversos tipos de exercícios e em diferentes partes do corpo.  A sua utilização promove a auto liberação miofascial, método que consiste em pressionar determinados pontos do corpos onde encontram-se os “nós”, responsáveis por incomodar e provocar dores.

Ao aplicar a pressão com o Foam Roller, os “nós” ou aderências vão se desfazendo, tornando os músculos mais treináveis, flexíveis, fortes e mais resistentes a possíveis lesões, além de contribuir para a restauração da função e mobilidade das articulações.

Benefícios do Foam Roller

No Pilates este acessório já é bastante utilizado e até mesmo substitui alguns aparelhos em determinados tipos de exercícios. Devido ao seu formato cilíndrico, o Foam Roller possibilita o alinhamento postural dos praticantes de Pilates e deste modo, o corpo se mantêm mais ativo durante as aulas. Além disso é possível obter os seguintes benefícios com a utilização do Foam Rooler:

  • Alongamento de músculos, tendões e ligamentos;
  • Melhora na circulação sanguínea;
  • Liberação da tensão dos músculos;
  • Permite treinar a mobilidade articular, equilíbrio e força;
  • Auxilia na recuperação pós-treino;
  • Promove o alinhamento da coluna durante os movimentos;
  • Auxilia no tratamento e prevenção de lesões.

Como o Foam Roller ajuda seus ombros

As dores na região dos ombros são uma das principais queixas da população, uma vez que esta parte do nosso corpo sofre com a má postura, sobrecarga devido às atividades físicas, afazeres do dia a dia e práticas esportivas. Deste modo, fortalecer e prevenir lesões nesta região é essencial para desempenharmos de maneira eficiente diversas funções diárias.

Neste caso, o Foam Roller pode ser um grande aliado para tratar lesões musculares, aumentar a mobilidade, estabilizar a articulação e fortalecer os músculos da região dos ombros.

Os exercícios com o Foam Roller podem promover grandes benefícios para os ombros e para isto, devem ser realizados adequadamente.

Algumas dicas para utilizá-lo de maneira eficaz, são:

Identifique a região a ser trabalhada: O rolamento deve ser feito próximo a fonte da dor para que haja a liberação miofascial no local afetado. Para a região dos ombros o deslizamento pode ser realizado da região da cintura escapular até o punho.

Trabalhe a mobilização: Os exercícios de mobilização são essenciais para trabalhar os ombros. Neste caso, deitando-se no chão sobre o rolo, as escapulas ficam livres e é possível explorar os eixos dos movimentos do ombro.

Explore exercícios de estabilização: Os alunos podem ganhar maior estabilidade e fortalecer os músculos dos ombros com exercícios, como o cisne, onde os braços esticados sobre o rolo, devem estar firmes e a cervical alinhada com a coluna. Neste caso, alguns exercícios podem até mesmo ativar o power house, tão importante no método Pilates.

 

Sem dúvidas o Foam Roller é um acessório muito útil para que você possa ter em seu estúdio, uma vez que seu baixo custo e a diversidade de exercícios que possam ser realizados com ele, acabam sendo uma grande vantagem.

Para casos de dores nos ombros, por exemplo, este acessório é um dos mais indicados no processo de reabilitação. Portanto, vale a pena avaliar a possibilidade de adquiri-lo em seu estúdio para atender a demanda de alunos que poderão se beneficiar com o seu uso.

Gostou da dica? Continue acompanhando nosso blog para conferir mais dicas sobre Pilates!

Deixe seu comentário

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais