Formas de prevenção contra o câncer de próstata

Os dados são preocupantes: um em cada seis homens vai desenvolver câncer de próstata durante a sua vida. A boa notícia é que se o diagnóstico for feito na fase inicial, o tratamento terá êxito em 9 de cada 10 casos. Por isso que é muito importante fazer os exames para detecção precoce da doença. Outras medidas preventivas são válidas, mesmo que você ainda não esteja no grupo de risco. Confira abaixo as principais formas de prevenção contra o câncer de próstata:

Exames preventivos

 

Recentemente a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alterou a idade mínima recomendada para a realização dos exames. Agora, homens com histórico familiar (principalmente quem tem pai ou irmão com a doença), devem realizá-los a partir dos 45 anos, os demais homens devem iniciar aos 50.

Como o câncer de próstata em estágio inicial não possui sintomas, os exames devem ser feitos anualmente e incluem dosagem de PSA e toque retal. Vale lembrar que o aumento do PSA não significa que haja câncer, há outras doenças como infecção urinária que também causam isso.

Peso sob controle

Há pesquisas que sugerem que o excesso de peso pode elevar os riscos de um homem desenvolver câncer de próstata, como um estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Os cientistas avaliaram 141 896 homens europeus, com idade média de 52 anos, e descobriram que, cada dez centímetros extras na circunferência da cintura o risco de desenvolver o tumor aumentava em 13%. Já a chance de morrer por causa da doença subia 18%.

Dieta Balanceada

Uma dieta equilibrada é muito importante para a saúde em geral, evitando o sobrepeso. No caso do câncer de próstata ainda não há consenso na medicina, mas estudos sugerem que dietas pobres em gordura e carnes vermelhas e ricas em grãos, cereais, frutas e vegetais podem proteger contra o aparecimento da doença.

Exercícios físicos

Deixar o sedentarismo pode ser essencial para inibir o surgimento de doenças como o câncer de próstata. E não precisa virar um maratonista de hora pra outra. Estudos sugerem que até atividade moderada, de 15 minutos por dia, pode ser benéficas para quem quer ficar longe das estatístivas de câncer de próstata.

Cigarro

Quem acha que fumar eleva os riscos apenas de câncer de pulmão está enganado. O cigarro aumenta a probabilidade do surgimento de diversas doenças, entre elas o câncer de próstata. Pior: quem é fumante no momento do diagnóstico tem mais chances de morrer da doença do que aqueles que nunca fumaram. O tabaco também aumenta as chances de os tumores ressurgirem após a doença tratada.

Como você pode ver, há várias formas de se prevenir do câncer de próstata. De quebra, essas atitudes trarão melhorias em outros aspectos da sua saúde. Invista no seu bem-estar!

Deixe seu comentário

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais