A importância da atividade física para a saúde! 

Hoje em dia, muito se fala sobre a importância da atividade física para a saúde – tanto para o corpo quanto para a mente. Mas será que sabemos exatamente qual o impacto dela em nosso corpo? Será que a população entende o que uma vida sedentária pode causar no seu organismo? 

No texto de hoje, separamos algumas informações relevantes sobre o assunto e que normalmente não são de conhecimento do grande público – ou que passam despercebidas da maioria das pessoas. Confira mais abaixo!  

 

A importância da atividade física para a mente 

 

Sim, sabemos que há uma enorme importância da atividade física em nosso aspecto mental. Mas o que muita gente não sabe é exatamente qual o impacto dela de uma forma mais específica.  

Que treinar te deixa mais disposto e até mais feliz não é uma novidade. Porém, há impactos mais profundos relacionados à prática de atividades físicas com o funcionamento cerebral. Alguns deles valem a pena ser citados: 

 

  • Saúde mental 

 

O nosso cérebro, ao se exercitar, recebe uma enxurrada de hormônios, que são os responsáveis por essa sensação de felicidade e disposição pós atividade. Esses hormônios, porém, têm um impacto também a longo prazo – diferente do que imaginamos.  

Problemas como ansiedade crônica e depressão costumam ser muito mais comuns em pessoas sedentárias do que em pessoas ativas. E isso não é apenas coincidência. Nossos neurônios trabalham melhor quando damos valor a importância da atividade física – e respondem nos mantendo mentalmente saudáveis. 

Por isso, é comum que demoremos a perceber a diferença que a vida ativa traz. Pesquisas recentes indicam que o prazo é de 2 a 4 semanas para que haja um impacto na saúde mental de um indivíduo que começou a se exercitar. 

O mesmo ocorre com o caminho contrário: cerca de um mês sem exercícios já é tempo suficiente para que os sintomas de ansiedade deem os primeiros sinais.  

 

  • Produtividade 

 

Supondo que você não tenha tendências a problemas de saúde mental e que não precise lidar com a ansiedade da vida sedentária. Embora nada garanta que eles não possam surgir ao longo de anos sem atividade física, uma coisa é certa: sua produtividade vai cair assim que os exercícios deixarem sua rotina.  

Os cientistas são enfáticos ao dizerem que não há nada pior para um ser humano do que a vida sedentária. Quando não damos valor a importância da atividade física, passamos a sentir os sinais da baixa produtividade aparecer aos poucos. 

Nossa mente trabalha mais devagar e nosso corpo também. A disposição, energia e criatividade começam a desaparecer aos poucos e, acredite, se você é sedentário, não está na sua melhor forma em todos os sentidos – não apenas no físico.  

 

  • Saúde física 

 

Sabemos da importância da atividade física para a saúde do corpo. Mas, será que sabemos mesmo o que a falta dela traz de perigos para nós? A verdade é que somos uma máquina, que precisa estar em constante movimento para ter saúde.  

Quando paramos, nossos músculos atrofiam – e isso inclui o coração e os que fazem os órgãos funcionarem.  

 

Entendeu a importância da atividade física para sua vida? Compartilhe o artigo com os seus amigos. E se você está em busca de um exercício que te tire do sedentarismo, indicamos o Pilates. Faça uma aula grátis! 

Deixe seu comentário

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais