As melhores atividades físicas para os homens de acordo com a idade

As atividades físicas são indicadas desde a infância afinal, elas ajudam com os desenvolvimentos motores e cognitivos, melhoram a interação social e incentivam a manutenção de hábitos saudáveis por toda a vida. Mas você sabia que há atividades físicas recomendadas de acordo com a idade? E é justamente sobre isso que vamos falar no texto de hoje.

Aos 20 anos

Você deve investir em esportes de equipe, afinal, eles garantem maior interação social, descontração e alto grau de divertimento. Basquete, handebol, vôlei e futebol são alguns dos mais populares. Lembrando que apesar de nessa idade o corpo está mais preparado para grandes impactos, é preciso sempre realizar exercícios de aquecimento antes de praticar qualquer esporte. As lesões também precisam ser levadas à sério e tratadas de acordo com as recomendações médicas ou podem se transformar em problemas graves no futuro.

Aos 30 anos

É preciso começar a pensar em fortalecer a força muscular que vai diminuindo após os 35 anos, por isso você deve incluir exercícios de musculação em suas atividades. Assim você garante a manutenção de uma das estruturas mais primordiais do corpo masculino. Mas não deixe de praticar outros esportes, o tênis por exemplo, é um exercício de baixo impacto que queima muitas calorias, o que pode lhe ajudar a manter a boa forma.

Aos 40 anos

Os cuidados com a saúde precisam aumentar, por isso é necessário que um médico avalie se você tem ou não restrições na hora de praticar determinado exercício de maior impacto. No entanto, os homens de 40 anos devem continuar fortalecendo a força muscular com treinos e incluir também exercícios aeróbicos. Nesse caso, a caminhada é uma ótima opção pois também possui baixo impacto e contribui para uma melhora na qualidade de vida  dos praticantes.

Anos 50 anos

Já falamos aqui sobre alguns dos principais males que ameaçam a saúde dos homens e também sobre como eles podem ser prevenidos com exercícios, boa alimentação e acompanhamento médico. E para os homens acima de 50 anos esses cuidados devem ser ainda maiores. A  natação é uma ótima indicação de exercício nessa faixa etária, pois ajuda a trabalhar toda a musculatura de uma só vez e com a vantagem de ter a água diminuindo o impacto.

Acima dos 60 anos

Não pense que a terceira idade não deve mais se preocupar com a saúde, pelo contrário, os exercícios ajudam a prevenir doenças, manter a vitalidade, energia e a disposição, como já falamos neste texto. Acontece que essas práticas devem ser realizadas com acompanhamento e maiores cuidados, mas isso não impede que você continue praticando suas atividades preferidas.

Pilates para todas as idades

Não importa a sua idade, o pilates sempre vai ser uma ótima opção e ele vai inclusive lhe ajudar a ter um desempenho melhor nas suas outras atividades, como o futebol, a corrida, o tênis e a natação, por exemplo. Por se tratar de uma prática completa que inclui respiração, equilíbrio, fortalecimento muscular e melhora do condicionamento físico os praticantes são beneficiados de uma forma geral, em qualquer fase de suas vidas.

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