O empreendedor de franquias deve abrir uma ME ou um MEI?

O empreendedor de franquias deve abrir uma ME ou um MEI?
Avalie este post

Uma dúvida muito comum em relação ao empreendedor de franquias, é se ele deve abrir uma ME – Microempresa – ou um MEI – Microempreendedor Individual. Apesar de serem enquadramentos parecidos, há uma grande diferença entre eles e é preciso saber o conceito de cada um para que seja possível abrir sua empresa da maneira correta. No texto de hoje, vamos explicar de forma simples qual é a diferença entre ME e MEI e como você faz para realizar a abertura da sua empresa sendo um franqueado. Veja abaixo!

Qual a diferença entre ME e MEI?

Antes de mais nada, precisamos saber a diferença entre MEI e ME. O MEI é o Microempreendedor individual, ou seja, ele é um profissional que atua sozinho. Por lei, o MEI tem direito a ter um funcionário e deve ter um faturamento anual de até 81 mil reais, sendo importante ficar de olho para não ultrapassar esse valor e se desenquadrar automaticamente.

Já a ME tem um faturamento anual superior, que chega a 360 mil. Além disso, a ME pode ter mais funcionários CLT contratados e paga impostos de maneira diferente, sendo a alíquota que varia entre 4% a 6%, dependendo do negócio e do enquadramento tributário.

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

Ambas as opções oferecem o CNPJ, emissão de nota fiscal, porém, o MEI paga um imposto fixo que não chega a 70 reais por mês, o que permite a ele muito mais tranquilidade para tocar seu pequeno negócio.

Mas o franqueado pode ser MEI?

De uma forma geral, o empreendedor pode começar sua franquia sendo MEI, mas não é muito recomendado que ele faça isso, por alguns motivos:

1- No caso da franquia de Pilates, o crescimento pode ser muito rápido e não acompanhar o limite do MEI, que é de 81 mil reais por ano de rendimento bruto, não líquido. Com a receita aumentando, o empreendedor pode se ver obrigado a mudar rapidamente de enquadramento, gerando até um prejuízo para ele.

2- Com a ME, você pode contratar mais pessoas e ter mais flexibilidade para expandir os negócios sem se preocupar com o limite de faturamento. Assim, é possível pensar em abrir outras franquias além da sua.

Gostou de saber um pouco mais sobre a diferença entre ME e MEI? Entre em contato conosco para que possamos te ajudar com o seu processo de ser um franqueado Pure Pilates!

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais