O que é Mat Pilates?

O que é Mat Pilates?
4.5 (90%) 2 votes

O Pilates se tornou uma das modalidades de exercícios que mais cresce em todo o mundo. E não é por acaso que sua preferência tem sido grande, já que são diversos os benefícios que ele pode proporcionar aos seus praticantes.

Mas além do tradicional Pilates, há também algumas variações que foram testadas ao longo do tempo e aprovada por especialistas. Uma dessas variações é o Mat Pilates, que utiliza os princípios do Pilates, porém com algumas diferenças. Acompanhe os detalhes a seguir para conhecer esta modalidade e saiba quais são os seus benefícios.

O que é o Mat Pilates?

O Mat Pilates é uma modalidade do Pilates onde os exercícios são praticados no solo sem o uso de aparelho, no entanto. é possível utilizar assessórios como a bola suíça, elásticos, pesos, rolos, flex e faixas para auxiliar na prática dos exercícios.

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

Com o peso do próprio corpo o praticante de Mat Pilates realiza exercícios capazes de fazer com que todos os músculos trabalhem ao mesmo tempo, tonificando-os e alongando-os simultaneamente.

Outro ponto relevante do Mat Pilates está na facilidade dos estúdios em atender uma maior quantidade de alunos em uma única aula. Além disso, existe também há a possibilidade de praticá-lo ao ar livre como em parques ou até mesmo em praias, por exemplo.

Vantagens do Mat Pilates

Mesmo sem utilizar os aparelhos para a prática dos exercícios, o Mat Pilates oferece diversos benefícios para os seus praticantes, entre eles podemos destacar:

  • Resultados sem desgaste físico;
  • Melhora na postura;
  • Fortalecimento dos músculos;
  • Aumento da resistência física;
  • Melhora no movimento das articulações;
  • Fortalecimento dos órgãos internos;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Melhora na capacidade respiratória;
  • Alivio de dores crônicas;
  • Trabalha o condicionamento físico e mental;
  • Elimina toxinas presentes no organismo;
  • Auxilia na drenagem linfática para evitar a retenção de líquidos;
  • Resultados duradouros;
  • Aumento da força;

Dicas para praticar

  • Para praticar o Mat Pilates, recomenda-se que o aluno utilize roupas leves, flexíveis e confortáveis para não atrapalhar a realização dos movimentos e a absorção da transpiração. Os calçados não são utilizados, no entanto, é possível utilizar meias.
  • O uso de música no ambiente é opcional, e caso haja alguma música é necessário que seja em volume baixo para não atrapalhar a concentração do aluno durante a execução dos exercícios.
  • Caso a aula seja realizada em grupo de alunos, é fundamental que haja espaço suficiente entre cada aluno, para que todos possam realizar os exercícios adequadamente.

Exercícios de Mat Pilates

Os exercícios de Mat Pilates não prezam pela quantidade de repetições, mas sim pela qualidade da execução dos movimentos. Desta forma, a concentração e consistência corporal são fundamentais para a sua realização.

Alguns exemplos exercícios realizados no Mat Pilates são:

Hundred: Esse exercício é um dos mais clássicos e o primeiro da série de Mat, pois serve para aquecer os músculos e preparar os pulmões para os exercícios seguintes. A sua execução pode ser realizada também com o auxílio de acessórios como a bola.

Swimming (Nadando): Com este exercício, é possível desenvolver a força do abdômen e coluna lombar, além de promover o treino da mobilidade da cintura escapular e pélvica.

Shoulder bridge (ponte de ombros): A Ponte de ombros, proporciona trabalhar a força da musculatura das costas, a consistência corporal, bem como na melhora respiratória.

Roll down: O Roll down é um ótimo exercício para quem sofre com problemas nas costas e pescoços, ele alivia a tensão e trabalha a mobilidade da coluna.

Como se pode observar, o Mat Pilates pode ser considerado uma versão simplificada do Pilates, já que não faz uso dos tradicionais aparelhos. No entanto, é possível tirar grande proveito desta modalidade, já que existem diversas opções de exercícios eficientes para todo o corpo.

Portanto, agora que você já sabe o que é e como funciona o Mat Pilates, que tal realizar algumas aulas para desfrutar dos seus benefícios?

Gostou da dica? Confira mais artigos sobre Pilates em nosso site!

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais