O que você precisa saber antes de contratar um funcionário para o seu estúdio de pilates
Se você pretende ter um estúdio de Pilates ou já tem o seu e pretende ampliar sua equipe, contratando mais funcionários, terá que observar alguns aspectos relacionados a esta contratação. Hoje vamos comentar sobre a remuneração adequada, exigências legais e a importância do perfil, formação e qualificação dos profissionais.
Como já comentamos em outros posts, é fundamental que, ao abrir seu estúdio de Pilates, você constitua e registre sua empresa. Somente assim você poderá, entre outros aspectos, formalizar a contratação de pessoas para colaborar. Mesmo que pequeno, você terá que estruturar um setor de Recursos Humanos. Há a possibilidade de terceirizar essa atividade, assim como os serviços de contabilidade. Mas isso é tema para um próximo post.
Voltando à contratação de funcionários, você terá que fazer o controle da folha de pagamento, dos contratos e outras formalidades para garantir a regularização do seu pessoal e evitar processos trabalhistas ou multas indesejadas lá na frente. Avalie a necessidade de fazer todo este controle por meio de algum software específico para o gerenciamento de estúdios de Pilates.
Pure Pilates
Sobre a contratação de autônomos
Se você avaliar que são muitas as obrigações impostas pela CLT e que elas inviabilizam a contratação de funcionários registrados em carteira, você pode partir para a contratação de autônomos. Neste caso, há uma maior flexibilidade de horários e menos descontos no holerite. Esta modalidade é recomendada para as pessoas que forem prestar serviço até duas vezes por semana.
Lembre-se que nesse formato você vai precisar recolher 2% de Imposto Sobre o Serviço (ISS) da remuneração mensal bruta e também o Imposto de Renda (IR), sempre que o pagamento mensal for maior que um determinado valor. Se você optar por contratar autônomos, faça um contrato no qual fique bem claro quais as responsabilidades e direitos de ambas as partes.
Perfil profissional dos funcionários de estúdios de Pilates
Resolvido o lado administrativo, é hora de cuidar do perfil dos funcionários. Os professores, por exemplo, vão atender seus clientes que estão buscando programas de promoção da saúde e bem-estar. Ou seja, além de eles terem a qualificação profissional inerente ao instrutor de Pilates, eles devem ter outras habilidades importantes como se relacionar bem com pessoas e saber encarar o desafio de ministrar aulas no tom certo para cada tipo de aluno.
Eles devem estar preparados para lidar com possíveis objeções e críticas. Cabe, também ao instrutor de Pilates, até mesmo reverter paradigmas e desconstruir alguns conceitos equivocados de alguns alunos, tornando a experiência deles eficiente e prazerosa. O mesmo vale para recepcionistas. Trata-se de um profissional que vai além de simplesmente atender telefones ou agendar aulas. Ele será o interlocutor entre você e seus clientes para todas as questões envolvidas nesta relação, desde o acerto do programa de aulas, passando pelo pagamento das mensalidades até a inadimplência, quando for o caso.
E quanto à remuneração?
Como ocorre em outras profissões e ocupações, é quase impossível estabelecer piso e teto para a remuneração de funcionários de estúdio de Pilates. Não podemos generalizar porque é uma questão que muda muito, conforme o estado, região, tamanho do estúdio, atribuições, horas trabalhadas e outras variáveis. O ideal é fazer uma pesquisa salarial entre os estúdios próximos ao seu.
O certo é que vale a pena investir em bons profissionais, capacitados, experientes e confiáveis, já que o desempenho deles estará diretamente relacionado aos resultados do seu estúdio de Pilates. Uma dica é calcular para o instrutor algo perto de 40% sobre o valor da hora/aula que você vai cobrar de seus alunos. Considere ainda se eles são contratados pela CLT ou se atuam como prestadores de serviços.
Ajudamos? Agora você precisa conhecer a franquia da Pure Pilates. Pode estar ai a saída para a concretização do sonho do seu estúdio de Pilates!