Perguntas e respostas sobre pilates: tire aqui todas as suas dúvidas

O Pilates a cada dia vem ganhando mais adeptos, principalmente por se diferenciar um pouco das modalidades físicas mais conhecidas, como a ginástica tradicional e a musculação. Muitos alunos de academia não se identificam com esses tipos de atividade física e acabam ficando sem muita opção para se exercitarem.

O Pilates, no entanto, diferencia-se destas outras modalidades, principalmente por tratar o organismo de uma forma integral, melhorando não só o aspecto físico, mas a mente também.

A prática aprimora alguns fundamentos, como: agilidade, equilíbrio, flexibilidade, força, coordenação motora, além de promover um bem estar, melhorando sensivelmente a qualidade de vida dos alunos.

Que tal saber mais um pouco sobre o Pilates? Confira, então, a seguir algumas perguntas e respostas e tire de vez suas dúvidas sobre o método!

1. Para quem a prática de Pilates é indicada?

O Pilates, como sempre se diz, pode ser praticado por pessoas de 8 a 80 anos, ou seja, para todos que desejam começar a se exercitar através desse método. Logicamente, como toda e qualquer atividade física, quem deseja começar a prática deve passar por uma avaliação física e médica, onde serão avaliadas suas reais necessidades e limitações.

2. O pilates promove os mesmos resultados da ginástica ou musculação?

Não. São atividades físicas completamente diferentes. O Pilates promove uma tonificação corporal geral, mas não utiliza os pesos utilizados na musculação, que tem como foco a hipertrofia muscular. No entanto, trata-se de uma excelente alternativa para aqueles alunos que não gostam da prática de musculação e ginástica localizada e querem se manter em forma praticando alguma atividade física.

3. O Pilates age na manutenção da coluna vertebral?

Sim. Através de seus exercícios variados, que incluem flexibilidade, alongamento, força, entre outros fundamentos. O Pilates contribue para o fortalecimento dos músculos, responsável por manter a boa postura e favorecendo, dessa forma, o equilíbrio postural.

4. Os resultados são percebidos depois de quanto tempo de prática?

Os resultados dependem dos alunos, da disciplina e assiduidade de cada um. No entanto, para aqueles que buscam seguir as regras, os resultados podem ser observados apenas com 10 dias de prática. Já se percebe melhora na força, flexibilidade e alongamento.

5. Pilates emagrece?

Não. Como qualquer outra atividade física, ele queima algumas calorias nas sessões, ajuda na tonificação muscular, mas se o aluno não buscar se alimentar de formar equilibrada de nada vai adiantar apenas fazer o Pilates ou qualquer outra atividade física. O emagrecimento resulta de uma série de novos hábitos saudáveis, principalmente os alimentares.

6. Quais as modalidades de Pilates que devo escolher?

O Pilates é um método que utiliza aparelhos específicos idealizados para a prática, como o Cadillac e acessórios que contribuem com a execução de alguns exercícios, como bola Suiça, faixa elástica, disco de equilíbrio, entre outros. O tipo de aula ideal para cada aluno é o instrutor que deverá orientar. As aulas podem ser no solo com a a juda de acessórios e em aparelhos, tudo vai depender dos objetivos que se deseja alcançar.

7. Quais os cuidados que devemos ter na prática de Pilates?

Como ocorre com qualquer outra atividade física, o Pilates quando não é bem orientado pode piorar lesões preexistentes. O correto é buscar profissionais especializados e verificar se o estabelecimento possui estrutura adequada e aparelhagens específicas para a prática do método. As turmas devem ser pequenas, para que o profissional dê a atenção devida a todos os alunos.

E aí, tirou suas dúvidas? Que tal, então, começar a praticar esse método tão eficaz, que beneficia tanto seus alunos, trazendo bem estar físico e mental! Agende uma aula gratuita!

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