Pilates e distensão muscular

Pilates e distensão muscular
Avalie este post

As distensões musculares é uma patologia que pode ocorrer com qualquer pessoa, seja ela atleta ou não. Este problema ocorre em ocasiões onde há esforço físico intenso e repentino, ou em casos de se realizar uma atividade física repetitiva por um longo tempo.

Mas você sabia que por meio da prática do Pilates é possível prevenir este problema e ter uma qualidade de vida cada vez melhor?

Acompanhe os detalhes a seguir e entenda como.

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

O que é a distinção muscular?

A distensão muscular é o rompimento das fibras que formam os músculos, em partes ou por completo. A ruptura pode trazer grandes dificuldades para a locomoção e também dores intensas no local lesionado.

Ela pode ser denominada como aguda ou crônica, dependendo do fator que a desencadeou. Neste caso, quando se realiza algum esforço físico intenso e repentino, ocorre a distensão denominada aguda, já a crônica ocorre quando são realizados esforços muito repetitivos e prolongados.

Vale ressaltar que a distensão muscular não está relacionada apenas as atividades físicas, podendo neste caso, ocorrer a qualquer momento de nossa vida quando o corpo não está preparado e condicionado fisicamente.

Geralmente a distensão muscular ocorre na região das pernas, especialmente na região interna da coxa ou panturrilha, impossibilitando a locomoção e provocando dores intensas, inchaço e até mesmo manchas roxas na região afetada. No entanto, outras regiões como lombar, costas, braços e ombros também estão sujeitos a sofrerem este problema.

Causas da distensão muscular

A distensão muscular pode surgir por diversos fatores, os mais comuns são:

Movimentos bruscos

Movimentos bruscos exigem que o músculo trabalhe além da sua capacidade, desencadeando um alongamento exagerado das fibras musculares e consequentemente a distensão muscular. Por esta razão, os alongamentos e aquecimentos são fundamentais para deixar o músculo preparado.

Alimentação inadequada

A alimentação com deficiência de proteínas e ferro, pode interferir na capacidade e na elasticidade dos músculos, tornando-os vulneráveis à distensão muscular.

Sedentarismo

O sedentarismo pode fazer com que a flexibilidade dos músculos seja diminuída. Desta forma, qualquer movimento que seja um pouco mais forçado, poderá comprometer a musculatura.

Envelhecimento

Com o passar dos anos nossos músculos vão ficando menos flexíveis principalmente pela redução do colágeno produzido em nosso organismo. Sendo assim, este acaba sendo outro motivo para a ocorrência de distensões musculares.

Músculos sobrecarregados

A realização de esforços físicos além dos suportado pelo corpo também é um dos fatores que causam o rompimento das fibras musculares. Esta é uma das causas mais comuns em contusões de atletas que passam por maratonas de treinos e competições.

Pilates e distensão muscular

Quando há a ruptura das fibras musculares inicialmente é recomendado procurar atendimento de um médico especializado, que irá aconselhar na fase inicial o repouso e administrar outros cuidados.

Passada a fase aguda do problema é possível introduzir o Pilates como forma de auxiliar na recuperação do músculo afetado. Neste caso, exercícios específicos irão fortalecer e tratar o local onde ocorreu a distensão muscular.

Com a prática do Pilates os músculos também irão se tornar mais flexíveis e fortalecidos, o que contribui para a recuperação do local lesionado. Além disso, por ser uma atividade de baixo impacto, o Pilates evita que novas lesões e inflamações ocorram, trabalhando todas as articulações e musculatura do corpo de maneira mais eficiente.

Conforme se pode observar, a distensão muscular pode ocorrer sempre que forçamos nossos músculos de maneira brusca e além do suportado por ele.

Neste caso, além do tratamento convencional recomendado por um médico, o Pilates surge como forma de tratar e prevenir o surgimento de novas lesões. Os exercícios de Pilates trabalham todo o corpo, promovendo maior resistência, flexibilidade, equilíbrio, força e até mesmo a mobilidade das articulações. Deste modo, o corpo fica mais preparado para as atividades físicas e as tarefas do dia a dia.

E você, já atua com a prática do Pilates para a prevenção de distensões musculares em seu estúdio? Compartilhe conosco sua experiência!

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais