Perguntas e respostas: Tudo o que você sempre quis saber sobre Pilates

A Pure Pilates já tem uma página para tirar dúvidas frequentes sobre Pilates e você pode acessar clicando   -aqui-, mas além dessas perguntas hoje vamos responder algumas mais pra vocês que querem saber tudo sobre Pilates, fique de olho:

 

Qual a diferença entre Pilates e Yoga?

A Yoga é uma prática originada na Índia há mais de 5 mil anos, já o Pilates é uma técnica ocidental com cerca de 100 anos. A Yoga tem um apelo metafísico, visando a harmonia do corpo, mente e espírito, portanto trabalha com este lado emocional, envolvendo meditação como forma de elevação espiritual. Já o Pilates visa melhorar a postura, respiração, força e flexibilidade, é mais focado na parte física sendo uma prática mais objetiva, utilizando-se também da ajuda de aparelhos para praticar os movimentos, além de trabalhar na reabilitação de condições físicas e patologias.

 

Depois de quanto tempo consigo ver os resultados do Pilates?

Esta é uma pergunta muito relativa de se responder pois cada pessoa tem um rítmo e uma intensidade de treino, visando isso é importante colocar em mente que os resultados além de aparecerem em tempos diferentes para cada pessoa, são também resultados diferentes de acordo com a realidade de cada um. Cada metabolismo é diferente e os resultados também dependem da alimentação, hidratação etc.

Em média, levando em consideração duas aulas por semana, os resultados do Pilates já começam a aparecer a partir da décima aula, eles não são sempre estéticos, as primeiras mudanças ocorrem principalmente na postura corporal e no alongamento, além é claro da sensação de bem estar, que já começa a aparecer nas primeiras práticas. Segundo Joseph Pilates: “Você se sentirá melhor em 10 sessões, parecerá melhor em 20 e terá um corpo novo em 30 sessões”.

 

Pilates aumenta a massa muscular?

O Pilates não tem como objetivo o ganho da massa muscular (hipertrofia), porém ganhar massa muscular acaba sendo um dos resultados da prática sim, pois é possível aumentar a área dos músculos com exercícios de alongamento e força. O Pilates fortalece e define a musculatura profunda do corpo, trabalhando mais com a qualidade e repetição dos movimentos do que com o aumento de cargas, muitas vezes no Pilates o peso do seu próprio corpo é o suficiente, vários grupos musculares são trabalhados ao mesmo tempo, ficando tonificados e mais definidos.

 

Quantas calorias em média é possível queimar em uma aula?

Durante uma aula de Pilates em nível de iniciantes é possível perder cerca de 294 calorias, já no nível intermediário são cerca de 411 calorias. Pra quem está no nível avançado a perda calórica pode chegar em 512 calorias por aula.

 

O Pilates faz crescer?

Não, na verdade o Pilates melhora a postura, e não aumenta a nossa estrutura óssea. Com a postura mais ereta nos tornamos realmente mais altos, por andarmos menos curvados. O Pilates descomprime as vértebras, fortalece a coluna e os músculos em torno dela, assim o corpo acaba ficando mais esguio mesmo e por isso temos a impressão do aumento da estatura.

 

Como saber se o lugar que pretendo praticar Pilates é de confiança?

O melhor a se fazer antes de se matricular é verificar quem são os professores, buscar por referências de amigos e conhecidos, procurar avaliações da academia ou estúdio na internet, ver quantas horas de aulas esses professores têm em sua formação. As principais instituições possuem certificados pela Plates Methos Aliance (PMA), a aliança internacional do método que exigem no mínimo 450 horas de aula, esses lugares são confiáveis. E o interessante é você marcar uma aula experimental para ver se se identifica com o local e professores, na Pure Pilates você pode agendar uma aula experimental gratuita clicando -aqui-.

 

Quais são as variações do Pilates?

Ao longo dos anos os exercícios criados por Pilates foram incorporando novidades à medida que se espalharam pelo mundo, por isso esta é uma pergunta bastante controversa entre os adeptos. Hoje as academias trabalham com Swim Pilates (práticas na piscina), Jumpilates (Pilates alternados com pulos), Iogilates (Pilates com meditação) etc. Porém Joseph Pilates nunca registrou o seu método, muito menos alguma variação dele, portanto as variações foram sendo criadas e muitas vezes podem ser decisivas na escolha para praticar este exercício, se está em dúvida pesquise e veja qual método lhe atrai mais, porém, saiba que o Pilates Studio é considerado a forma mais original de práticas de Pilates.

 

O que posso comer antes da aula de Pilates?

Recomenda-se uma alimentação balanceada antes e depois das práticas, isso está diretamente relacionado a um bom rendimento durante as práticas de Pilates. Alimentos com carboidratos são recomendados antes da aula pois são de fácil digestão e fornecem energia para os exercícios, porém coma algo leve e em pouca quantidade, o ideal é comer no mínimo duas horas antes das práticas, você deve estar alimentado, mas não de estômago cheio. E após as práticas também recomenda-se comidas leves, aposte em sucos e vitaminas naturais.

 

Pilates tem algum perigo, quais são os cuidados necessários?

O Pilates só oferece algum tipo de risco se executado de maneira errada, podendo agravar lesões, ou mesmo causar novas lesões, por isso é imprescindível a prática com orientação de um profissional qualificado. É essencial uma avaliação específica inicial do aluno para identificar limitações, patologias etc. Não existem contra indicações no Pilates e ele de fato irá melhorar sua saúde e qualidade de vida, independente da sua idade, e condição física.

 

Agora que você já tirou as suas dúvidas mas ainda não aderiu à prática não deixe de agendar uma aula experimental conosco! Clique -aqui- para saber mais.

Deixe seu comentário

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais