Pilates Solo, praticando Pilates em casa

Pilates Solo, praticando Pilates em casa
5 (100%) 17 votes

Com a correria do dia a dia as vezes acabamos dando prioridade para outras coisas mais urgentes na vida, a falta de exercícios passa a apresentar sintomas apenas depois de um longo período e isso faz com que deixemos de lado praticar atividades físicas para utilizarmos este tempo com coisas que precisam ser resolvidas de imediato. E realmente, são muitos compromissos e afazeres diários que temos que manejar para dar conta de tudo, com isso acabamos deixando a nossa própria saúde e lazer de lado.

Hoje vamos falar de métodos e práticas de Pilates para serem feitos em casa. Lembrando que praticar Pilates sozinho em casa serve apenas como um complemento da atividade, que deve ser feita com o acompanhamento de um profissional, em um local especializado, de acordo com o seu estilo de vida e necessidades. Praticar Pilates em casa pode ser nocivo à sua saúde, se feito de maneira errada, por isso é imprescindível ter um conhecimento básico de Pilates e fazer aula e acompanhamento com um profissional.

As práticas feitas em casa são uma alternativa para pessoas que desejam praticar Pilates todos os dias mas não tem tempo ou não podem arcar com tal despesa. E com isso utilizam desta alternativa para complementar suas aulas. A praticidade de não precisar deslocar-se de casa para iniciar uma atividade de Pilates é um ponto positivo para quem não tem tempo, o Pilates possui uma série de exercícios que são tranquilos para serem feitos sozinhos em casa e apenas alguns minutos de práticas diárias já trazem resultados.  

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

 

Praticando em casa

  • Os exercícios de Pilates que podem ser praticados em casa são os exercícios Solo, aqueles que não é necessário o uso de equipamentos, recomenda-se apenas o uso do tapete.

 

  • Escolha um lugar agradável e que tenha espaço suficiente para você realizar os movimentos. Procure praticar em um momento de calma, sem barulhos ou ruídos ao seu redor.

 

  • Não esqueça de aquecer o seu corpo com um simples alongamento ou uma caminhada antes das práticas.

 

  • Mantenha uma garrafa de água perto e os aparelhos eletrônicos longe, evite qualquer coisa que possa fazer com que você tenha que interromper a prática.

 

  • Pilates é integração corpo/mente. Lembre-se de que os exercícios devem ser feitos com calma e concentração.

 

Veja a seguir alguns exercícios simples que podem ser feitos em casa. 

 

Elevação de quadril (Hip pull)

Deite-se, mantendo os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão. Você vai elevar o cóccix, a lombar e os ombros lentamente e levantar uma das pernas em direção ao teto. Depois retorne para a posição inicial. Podem ser realizadas 8 elevações com cada perna (alternadamente).

 

Alongamento da coluna (Spine stretch)

Sente-se com as pernas estendidas, a coluna ereta e braços estendidos horizontalmente, inspire movendo o tronco para frente em direção aos joelhos, a pelve deve permanecer na vertical depois retorne a coluna vertebral aos poucos para a posição inicial, repita o exercício 3 vezes para ir ganhando amplitude. Se necessário afaste as pernas um pouco.

 

Rolamento por cima (Roll Over)

De barriga para cima, deitado no tapete com o corpo estendido, braços esticados ao longo do corpo, inicie com a inspiração juntando as pernas e elevando em direção ao teto, expire articulando a coluna para cima. As escápulas devem estar estabilizadas no solo, as palmas das mãos voltadas para baixo, inspire flexionando o quadril e expire articulando a coluna até deixar as pernas paralelas ao solo. O seu peso deve ser distribuído entre as escápulas e não sobre a coluna vertebral (pescoço). Se possível encoste os pés no solo, alunos iniciantes podem realizar este exercício com as pernas flexionadas. Inspire elevando as pernas paralelamente ao solo, na expiração articule a coluna sequencialmente para voltar à posição inicial.

 

Existem uma série de outros exercícios solo, converse com o seu instrutor para saber quais são os melhores para você praticar sozinho em casa e peça para lhe passarem uma sequência.

 

Lembre-se

 

  • Faixas, bola e outros equipamentos aumentam o grau de dificuldade dos exercícios, por isso é sempre bom iniciar apenas com exercícios feitos no chão sem equipamentos.

 

  • Mantenha os ombros sempre alinhados e pressionados para baixo.

 

  • Mantenha sempre o quadril alinhado.

 

  • Mantenha sempre os dois joelhos e os  dois tornozelos na mesma altura em relação um ao outro.

 

  • Mantenha o abdômen sempre contraído.

 

  • Mantenha os glúteos sempre contraídos.

 

  • Fique atento à sua respiração, com a respiração correta a prática dos movimentos se torna mais fácil e estável.

 

  • Caso sinta algum desconforto ou dor ao praticar sozinho em casa interrompa imediatamente a prática e procure a orientação de um profissional.

 

Ainda não começou a praticar Pilates? Que tal antes de começar a praticar em casa, agendar uma aula experimental conosco? Clique – aqui – para saber mais.

 

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais