Pilates no tratamento da asma

Respirar é um ato involuntário e fundamental, levando oxigênio para todos os órgãos e partes do corpo de modo em que realizem suas funções corretamente. A asma é uma condição crônica dos pulmões que inflama e estreita as vias respiratórias, e causam pressão no peito, dificuldade para respirar e tosse, afetando pessoas de todas as idades. A expiração, em especial, se torna a fase mais difícil da respiração para um asmático, pois o ar viciado permanece nos pulmões e levam à sensação de sufoco. Hoje vamos falar dos benefícios do Pilates para pessoas que possuem esta condição crônica.

Respiração no Pilates

A respiração é considerada um dos princípios do Pilates  e é a chave principal para execução dos exercícios, pois, coordena cada movimento, condicionando a energia e ajudando a controle das execuções. A respiração correta estabiliza o corpo e principalmente a coluna vertebral.Cada exercício exige um tipo de respiração específico, geralmente inspirando pelo nariz e expirando pela boca, ativando a musculatura abdominal. Com a prática do Pilates o asmático terá um conhecimento mais profundo do seu padrão respiratório e saberá como potencializar a sua caixa torácica para obter uma melhor respiração. O método além de auxiliar nos movimentos da respiração também acalma ajudando na concentração.

O Pilates auxilia portanto na reeducação respiratória,  é necessário compreender que um fator limitante para a realização de atividades físicas em pessoas com asma é a rigidez torácica e por isso se recomenda exercícios de desbloqueio desta zona, com o objetivo de aumentar a mobilidade, ativar e reeducar os músculos intercostais responsáveis pela expansão desta região. Os exercícios do tipo respiratório têm como objetivo melhorar as funções de ventilação para evitar o aumento de volume residual que pode existir nos pulmões ou canais respiratórios, sendo estes exercícios um suporte psicológico importante que ajuda a diminuir a ansiedade que são experimentadas por essas pessoas.

Benefícios do Pilates para asmáticos

 

  • Liberação residual dos canais respiratórios
  • Transportes de nutrientes essenciais aos diferentes tecidos do organismo
  • Ele oferece energia à órgãos e músculos do corpo
  • Permite a execução dos exercícios de uma maneira mais eficiente, alcançando assim a correta ativação dos músculos
  • Estabilidade da coluna vertebral
  • Controle muscular
  • Claridade mental

Reeducação respiratória:

Os exercícios respiratórios tem como objetivo melhorar as funções ventilatórias e respiratória para evitar o aumento do volume residual. Registra-se também que esses exercícios promovem um suporte psicológico e diminui a ansiedade. Para alcançar essa meta é necessário conscientização dos movimentos musculares durante a inspiração e expiração (ativa), ou seja a reeducação respiratória com ênfase no trabalho abdômino-diafragmático.

Reeducação postural:

Considerando que as alterações posturais interferem e modificam a mecânica respiratória e que as alterações respiratórias interferem e modificam as postura, temos na asma um ciclo vicioso, com sobreposição de efeitos danosos. Desse modo, torna-se evidente e necessário um trabalho com exercícios posturais, baseado na tomada de consciência sobre o controle, a manutenção e as mudanças das posturas corporais.

Condicionamento Físico:

O método Pilates possui todas as funções para auxiliar no condicionamento físico de pacientes com asma, por se tratar de uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e a força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir doenças É considerado como um exercício anaeróbico (lento e/ou moderado) visando reeducar a mecânica funcional respiratória do aluno. O profissional consegue administrar a intensidade ou o ritmo da respiração correta para cada caso, sempre de forma muito consciente, por isso quanto maior o controle da respiração, melhor será a percepção dos efeitos do Pilates.

 

É essencial reconectar o indivíduo ao seu único meio de integração constante com o ambiente e com a vida e mostrar a ele como isso pode ser prazeroso, afinal respirar bem é a mais pura sensação de nos sentirmos vivos. Aprenda a respirar de uma maneira melhor, com ou sem asma! Agende uma aula experimental gratuita conosco, para mais informações clique -aqui- e boa aula.

Deixe seu comentário

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais