Pilates contra a dor no joelho: veja como o método pode ajudar

Não é nada incomum conhecermos pessoas que possuem algum tipo de lesão no joelho, e nem precisa ser um grande atleta para isso. Acontece que os joelhos são umas das articulações que mais trabalham e, por consequência sofrem, afinal, eles são responsáveis por grande parte dos nossos movimentos (principalmente de flexão e extensão)  e capacidade de mobilidade. Então, não é preciso falar o quanto eles são importantes e nem como as dores nessa área podem prejudicar o bem estar de qualquer pessoa.

Dores nos joelhos

As dores nos joelhos podem ser consequência de diversos fatores entre eles, a má postura, calçados inadequados, sobrepeso, sedentarismo, falta de alongamento, lesões antigas que não foram bem curadas, além é claro, de doenças como: artrose, artrite, tendinite, entre outras. Em todos esses casos a prática do Pilates pode lhe ajudar não só a diminuir os sintomas e dores, mas também a fortalecer  a musculatura e principalmente prevenir novas lesões e dores.  

Exercícios de baixo impacto

É importante para as pessoas que sofrem com dores nos joelhos, independente da sua idade, realizarem apenas exercícios de baixo impacto, ou seja, aqueles que não causam estresse aos ossos, ligamentos e articulações. Entre eles estão, caminhadas de leve, natação e hidroginástica e é claro, o Pilates que também é indicado para a reabilitação de pessoas que sofreram com lesões graves e até mesmo atletas.

A anatomia e o papel dos joelhos   

Embora raramente se pare para pensar neles durante o dia a dia, os joelhos são formados por um complexo sistema que inclui ligamentos, cartilagem, menisco, bursa, músculos e tendões, bem como, pelos seguintes ossos: fêmur, tíbia, fíbula e patela. Juntos esses componentes formam uma das maiores e mais complexas articulações do nosso corpo, porém, uma das mais fracas. Além disso, os joelhos suportam todo o nosso peso, são responsáveis em grande parte pela nossa mobilidade e tem como grande objetivo (e responsabilidade) o equilíbrio e estabilidade do corpo.

Fortalecendo e exercitando

A prática do Pilates trabalha e consequentemente fortalece toda musculatura do joelho e além disso corrige a postura, que pode estar prejudicada em consequência das dores ou até ser uma de suas causas. Existem diferentes tipos de exercícios dentro da prática do Pilates, alguns incluem a utilização de aparelhos, outros de faixas e alguns trabalham somente com o seu próprio corpo como ferramenta, mas todos eles tem como grande objetivo o fortalecimento do corpo como um todo.

A seleção dos exercícios e práticas ficará à critério do seu professor que levará em conta o seu caso em específico e a sua evolução dentro da prática do Pilates. Sendo assim, o Pilates é uma das melhores formas de livrar-se das dores no joelho e de prevenir novos e mais graves males na área. Por isso, procure hoje mesmo a unidade da Pure Pilates mais próxima de você e faça uma aula experimental.

E você, já sofreu com alguma dor antes de praticar Pilates e agora está melhor? Conte a sua experiência nos comentários!

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