Pilates no combate às doenças cardiovasculares!
As doenças cardiovasculares estão entre as maiores causas de morte no Brasil e também no mundo. Entre os maiores fatores de risco, temos o sedentarismo e obesidade no topo deles, demonstrando que as doenças cardiovasculares têm uma relação muito grande com os hábitos das pessoas e com o seus estilos de vida. No texto de hoje, vamos relacionar o Pilates no combate às doenças cardiovasculares e como a prática pode realmente trazer um benefício a curto, médio e também a longo prazo, tanto para quem já tem alguma doença do tipo, como no quesito prevenção. Veja abaixo!
Como o Pilates atua no combate às doenças cardiovasculares?
Como falamos no início do texto, uma das causas das doenças cardiovasculares é o sedentarismo, que é um dos males mais comuns da era moderna, onde as pessoas passam mais tempo sentados do que em movimento. Dito isso, o Pilates por si só já seria uma excelente forma de prevenção, apenas por tirar o sedentarismo de cena. Mas, além disso, existem alguns outros motivos que tornam o Pilates no combate às doenças cardiovasculares um excelente auxiliar. Vamos falar quais são!
1- Compressão dos vasos
O Pilates é um exercício que trabalha diretamente os nossos músculos. Durante uma aula de pilates, ocorre a compressão dos vasos do músculo e, no caso do pilates, isso acontece com o grupo inteiro muscular e não apenas com um músculo isolado. Com isso, temos uma diminuição do retorno venoso e o fortalecimento do coração. Toda atividade que trabalha com os músculos é muito bem-vinda mas, como explicamos, o Pilates tem a vantagem de trabalhar com vários grupos musculares de uma única vez, sendo muito mais efetivo, mesmo com aulas mais esporádicas, um ou duas vezes na semana.
Pure Pilates
2- Redução da pressão arterial
Além do pilates é um excelente exercício para o trabalho muscular, ele também tem se mostrado, segundo estudos recentes, uma excelente alternativa no quesito redução da pressão arterial. Isso porque o método também pode ser considerado ótimo para regular a entrada e saída de ar e também para trazer melhoras no condicionamento físico. Ou seja, o Pilates é um exercício muito completo, de lenta execução e que tem uma expectativa de evolução a cada aula, ajudando o aluno a melhorar semanalmente.
<[>Com tudo o que falamos, temos que reforçar o fato de que o Pilates por si só é um exercício muito bom porque tira o sedentarismo de cena, um dos fatores mais relevantes para aparecimento de problemas. O Pilates no combate às doenças cardiovasculares também é uma ótima alternativa devido ao fato de que ele tem bastante adesão por ser um exercício prazeroso e agradável.
Gostou de saber um pouco mais sobre o Pilates no combate às doenças cardiovasculares? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!