Pilates x RPG

Pilates x RPG
Avalie este post

As pessoas estão em busca, cada vez mais, de um estilo de vida mais saudável. Isso tem a ver com uma alimentação nutritiva e balanceada, uma vida tranquila e sem estresse e, é lógico: uma atividade física regular, que beneficie a saúde e atue também na autoestima, contribuindo com a boa forma física.

Problemas posturais, muitas vezes com sérias consequências, são cada vez mais frequentes nos dias de hoje e, por isso, uma atividade em que seja valorizada uma integração total de corpo e mente é muito importante. Esse equilíbrio fará com que o indivíduo tenha consciência de suas potencialidades e deficiências, como, por exemplo, a má postura, responsável por uma série de problemas na coluna.

A má postura pode resultar em problemas, tais como: hiperlordose, hérnia de disco, bursites, tendinites, dentre tantos outros que prejudicam uma rotina de vida saudável.

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

Mas o que fazer, então, diante dessa dúvida? Que atividade escolher? Qual seria a atividade física mais indicada para o seu tipo de vida? Pilates ou RPG?

Pilates ou RPG

O Pilates e a RPG (Reeducação Postural Global) são as duas atividades físicas mais procuradas por quem tem algum tipo de problema postural. No entanto, existe uma confusão e é muito importante que se saiba a diferença entre elas.

RPG (Reeducação Postural Global)

Trata-se de um método de fisioterapia que viabiliza o ajuste postural. O paciente se reeduca e aprende a posicionar os seguimentos do corpo, até mesmo a maneira de respirar. Surgiu na França, em 1981 a partir da obra “O Campo Fechado”, após 15 anos de estudos e pesquisas.

O RPG é um método de terapia manual aplicado em diversas patalogias que necessitem de fisioterapia, como: doenças respiratórias, lesões articulares, problemas posturais, problemas morfológicos, patologias reumáticas, entre outras.

Tem por base três princípios fundamentais:

  • Individualidade – trata cada ser humano como único e por isso com reações diferenciadas.
  • Causalidade – relação causa/consequência
  • Globalidade – tem por objetivo tratar o corpo como um todo, identificando as relações que existem nas patologias músculos-esqueléticas.

O tratamento é individual e dura cerca de uma hora cada sessão.

Pilates

O Pilates foi criado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates. Trata-se de um método de atividade física que busca melhorar vários fundamentos, como força, agilidade, flexibilidade, equilíbrio, entre outros, e utiliza como base de seu trabalho o alongamento e o peso do próprio corpo.

Na verdade, o Pilates é uma técnica que visa a reeducação do movimento, que garante ao praticante o equilíbrio muscular e mental.

O objetivo do método é trabalhar vários grupos musculares, através de exercícios suaves, porém que exijam concentração do aluno e promovam a boa postura. O método atua no fortalecimento e estabilização dos músculos do corpo e garante bem estar físico e mental.

O Pilates se baseia em princípios que permitem devolver ao praticante uma movimentação mais consciente. São eles: o centro de força (core), o controle, a concentração, o equilíbrio, a fluidez de movimento e a respiração.

A atividade é feita com a ajuda de acessórios e pode ser feita no solo conforme prescrição do especialista. Alguns equipamentos são também utilizados no método, como o Cadillac e o Reformer.

 

Gostou do artigo? Conseguimos tirar suas dúvidas sobre as duas atividades? Que tal, então, nos visitar e agendar uma aula gratuita de Pilates?

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais