Por quê abrir uma franquia?

Por quê abrir uma franquia?
Avalie este post

O empreendedorismo está no ‘sangue’ dos brasileiros, não é verdade? Para muitas pessoas, a ideia de abrir um próprio negócio não só representa uma maneira de ‘se livrar’ do chefe, como também a melhor saída para encontrar um novo rumo profissional. Mas já com o dinheiro no bolso e prontos para terem um negócio para chamar de “seu”, muitos empreendedores iniciantes esbarram numa questão intrigante: virar franqueado ou criar uma marca própria?

Nos últimos anos, a crescente expansão do mercado de franquias tem comprovado que este modelo de negócio é uma excelente opção para quem tem o interesse de abrir uma empresa. E os principais motivos para isso é a estrutura de suporte e treinamento oferecida pelo próprio franqueador, além da possibilidade do franqueado trabalhar com uma marca que já é reconhecida pelo mercado.

Tanto é que, de acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento de franquias cresceu 11,2% no primeiro semestre de 2015. Além disso, o faturamento entre janeiro e julho chegou a 63,8 bilhões, contra R$ 57,4 bilhões do mesmo período do ano passado. Ainda não ficou convencido? Então separamos 5 motivos que farão você considerar a ideia de abrir uma franquia ao invés de iniciar um negócio do zero. Veja:

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

1. As chances de sucesso são maiores

No geral, as franquias presentes no mercado são testadas antes de serem disponibilizadas aos empreendedores. Muitas são, inclusive, experimentadas por outros empresários em muitos estados do país. Por isso, o modelo é tido como o mais seguro pelos especialistas e tem mais chances de atingir o sucesso. E por terem um baixo risco, as franquias são ideais para quem está começando a investir com pouca ou nenhuma experiência no assunto.

2. A marca já é reconhecida pelos consumidores

Aqueles empreendedores que preferem começar uma empresa do zero precisam de muito mais capital para disseminar a sua marca no mercado. E mais do que recursos financeiros, este processo requer muito tempo para fidelizar um público. A franquia, por sua vez, já começa com uma marca reconhecida pelo público. E como os clientes já são fiéis à marca, então eles já estão prontos para consumirem no seu estabelecimento logo após a abertura da sua franquia.

3. Os investimentos e as despesas são menores

Uma franquia requer investimentos mais baixos do que uma empresa que começará do zero. Embora tenha que arcar com custos fixos, como taxas e royalties, o franqueado consegue expor seu negócio de maneira mais eficaz, enquanto que o dono de uma empresa com marca própria terá que gastar muito com divulgação. Além disso, tudo é comprado em conjunto na franquia, o que reduz drasticamente os valores dos insumos e materiais.

4. A obtenção de empréstimos é facilitada

Caso necessite, o franqueado pode recorrer às linhas de crédito especiais para franquias oferecidas pelas instituições financeiras. E como a franquia trabalha como um órgão garantidor, o empreendedor consegue obter empréstimos mais facilmente, que podem ser utilizados para ele captar mais verba no meio do trajeto ou começar o próprio negócio, caso não possua todo o investimento inicial.

5. A estrutura de suporte e treinamento é eficaz

Ao decidir iniciar um negócio do zero, o empreendedor deve estar ciente de que a fase de tentativas e erros durará bem mais do que em uma franquia. E em momentos difíceis, ele não terá a quem pedir ajuda. Uma das grandes vantagens de ser franqueado é que o franqueador oferecerá uma estrutura de suporte e treinamento é eficaz, além de manuais prontos e modelos de gestão já estabelecidos.

Este suporte faz com que o negócio esteja maduro em apenas dois ou três meses, enquanto que numa empresa com marca própria leva por volta de seis. A rede franqueadora também disponibiliza profissionais especializados prontos para ajudar o empresário a alavancar o negócio, sempre orientando-o acerca das melhores práticas de marketing, gestão de pessoas, fluxo de caixa e área jurídica da empresa.

E então, ficou convencido de que você deve abrir uma franquia ao invés de uma marca própria? Caso ainta tenha alguma dúvida sobre este assunto, deixe-a nos comentários para que possamos ajuda-lo!

 

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais