Pilates: Para quem ele é indicado?
Quando pensamos em exercícios físicos como o Pilates, logo nos deparamos com uma série de dúvidas. Algumas sobre suas indicações e seus possíveis riscos para quem é sedentário ou tem problemas musculares e de ossos. E você sabe para quem o Pilates é indicado?
Será que esse tipo de atividade possui algum risco ou exige acompanhamento profissional? Responderemos todas essas dúvidas no texto de hoje. Confira!
Pure Pilates
Para quem o Pilates é indicado?
Vamos ser diretos na resposta dessa pergunta: em relação ao Pilates, não há contraindicações conhecidas, a não ser em casos onde o médico restringe qualquer tipo de atividade física.
Ou seja, se você é sedentário, está acima do peso ou tem medo de não poder realizar as aulas, não se preocupe! O Pilates é muito inclusivo!
Porém, vale lembrar: se o seu médico disse que é preciso evitar atividades ou que seja necessário repousar, obviamente não é uma boa ideia começar uma prática contra aquilo que te foi instruído. E isso vale para qualquer outra atividade física.
Pilates exige acompanhamento profissional?
Se você tinha dúvidas sobre para quem o Pilates é indicado ou melhor, quem não deve praticá-lo, provavelmente também se preocupa se ele exige o acompanhamento profissional. E a resposta é sim! Não faça aulas de Pilates por conta própria e sem a ajuda de pessoas que saibam como guiar os exercícios.
Por atuarem na musculatura, na postura e no corpo em geral, as aulas devem ser observadas de perto. Aliás, é muito raro que o Pilates seja realizado com dezenas de pessoas juntas, exatamente por causa da necessidade de acompanhamento de perto.
Quem pode fazer Pilates? Indicações!
Agora que você já compreendeu para quem o Pilates é indicado no geral, vamos trazer algumas orientações mais específicas sobre o perfil de pessoas que mais se beneficia com a prática. Confira:
- Pessoas que possuem problemas de postura, que não conseguem corrigir ou que sofrem de dores na coluna pelos maus hábitos. O Pilates ajuda nesse quesito e diminui muito o desconforto. Vale lembrar que é importante procurar um médico para garantir que o problema não tem outra origem além da má postura.
- Pessoas que querem perder peso de forma saudável e gradual e que buscam uma atividade recorrente e prazerosa, que não exige muito esforço exagerado na parte aeróbica. O Pilates traz motivação e ajuda nesse processo de forma incrível.
- Quem deseja começar uma atividade, é sedentário e quer iniciar aos poucos. Seus instrutores vão te ajudar nesse começo e jamais irão forçar a barra em uma atividade que não está acostumado. Essa evolução será gradual e sempre dentro dos seus limites corporais. Em pouco tempo, você notará que tem mais disposição, força muscular e até está apto a começar outra atividade física paralela ao Pilates.
- Outro grupo para quem o Pilates é indicado são as pessoas que sofrem de depressão, ansiedade e estresse exacerbado. A atividade relaxa, dá prazer e muda completamente sua relação com o corpo. Há o que chamamos de “conexão mente e corpo” e isso é bem raro na maioria dos exercícios, que trabalham o corpo de uma forma mais agitada. O resultado é uma melhora na qualidade de vida como um todo.
- Por fim, vale lembrar que atletas e pessoas que já praticam exercícios pesados podem se beneficiar muito do Pilates para aumento da força muscular como um todo. Bailarinos e dançarinos também são ótimos candidatos à prática, que foi originalmente criada para eles.
Percebeu que o Pilates é indicado para vários grupos e que não tem restrições? Se você se interessou, não deixe de nos procurar e fazer uma aula experimental totalmente gratuita. Se gostar do resultado, faremos um pacote especial para sua necessidade do momento!