Dicas para prevenir problemas cardíacos com alimentação e exercícios!

Sempre que pensamos em prevenir problemas cardíacos, imaginamos que essa é uma tarefa impossível – temos a tendência a acreditar que doenças do tipo são consequência do acaso.

Porém, a verdade é que nossos hábitos de exercícios e nossa alimentação podem influenciar – e muito – como nosso corpo irá reagir ao longo dos anos, incluindo em relação aos problemas cardíacos.

No texto de hoje, separamos algumas dicas importantes para evitar ou diminuir as chances de doenças do coração. Confira mais abaixo!

 

Prevenir problemas cardíacos é possível!

 

Como explicamos logo no começo do seu texto, prevenir problemas cardíacos é bastante possível, embora existam uma série de motivos para que eles apareçam. Vamos entender melhor:

 

  • As doenças do coração podem ter causas genéticas, ambientais e também serem derivadas dos nossos hábitos negativos.
  • As causas genéticas são responsáveis por uma porcentagem grande de problemas, porém, elas podem ser diminuídas dependendo dos outros fatores.
  • Além dos hábitos de alimentação e de exercícios que falaremos no texto de hoje, outros hábitos são prejudiciais ao coração, como o cigarro, por exemplo.
  • Também é válido lembrar que fatores ambientais como a poluição são capazes de gerar problemas cardíacos severos.

 

Dito tudo isso, vamos entender melhor mais abaixo quais são as dicas para prevenir problemas cardíacos que estão ao seu alcance.

 

Dicas de exercícios e alimentação que podem mudar sua saúde!

 

Independente dos fatores genéticos e ambientais, é possível diminuir as chances de desenvolver doenças cardíacas – e outros problemas derivados de maus hábitos. Vamos à algumas dicas:

 

  • Exercício é fundamental. Sabe-se hoje em dia que eles são responsáveis por diminuir em até 50% os casos de problemas cardíacos graves. Mesmo quando há o risco hereditário, há pesquisas que indicam uma diminuição de até 40% nas chances de desenvolver doenças. E quando elas aparecem, são mais facilmente tratáveis.

 

  • Comer alimentos saudáveis também entra nessa conta. Excesso de gorduras animais, como carne vermelha, frituras e alimentos industrializados são os causadores de diversas doenças, como as relacionadas ao coração.


 

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Exercícios que ajudam na prevenção de doenças

 

Todo tipo de atividade física é capaz de auxiliar na diminuição de doenças cardíacas, porém, para quem está começando agora, é preciso cuidado. Algumas dicas são importantes:

 

  • Evite ao máximo começar uma atividade de alta intensidade sem o preparo necessário. A dica é pensar em exercícios onde há o acompanhamento de um profissional, como é o caso do Pilates, por exemplo.

 

  • Atletas de fim de semana têm mais chance de sofrer problemas cardíacos do que pessoas sedentárias – essa é uma informação comprovada cientificamente. Por isso, quando começar uma atividade, faça isso com frequência, ou seja, pelo menos 3 vezes na semana, por 30 minutos.

 

  • Faça exames com regularidade e procure um médico antes de iniciar sua atividade física. Isso será importante para saber como o seu coração irá reagir a uma nova rotina.

 

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