O que é Fibromialgia e como o Pilates pode ajudar no tratamento?

O que é Fibromialgia e como o Pilates pode ajudar no tratamento?
Avalie este post

A palavra fibromialgia significa dor nos músculos e no tecido fibroso (ligamentos e tendões). A fibromialgia é caracterizada por dor musculoesquelética generalizada e aguda e pela pressão dolorosa em pontos específicos do corpo.

Em geral, podemos dizer que a fibromialgia é uma anormalidade na percepção da dor e está ligada diretamente a fadiga, distúrbios do sono, depressão e ansiedade. Além da dor, a fibromialgia pode causar rigidez generalizada e inchaço mal delimitado em mãos e pés. Também pode ser notado formigamento difuso, especialmente nas mãos.

Quais as causas da fibromialgia?

A causa desta doença é desconhecida, mas existem muitos fatores envolvidos no seu desenvolvimento. Há pessoas que desenvolvem a fibromialgia sem causa aparente, enquanto outras a desenvolvem após processos identificáveis, tais como uma infecção bacteriana ou viral, um acidente de automóvel ou após alguma doença inflamatória como artrite reumatoide ou lúpus.

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

A fibromialgia é reconhecida como uma síndrome, o que significa que o reumatologista a identifica quando uma pessoa em particular apresenta algumas alterações condizentes com aquelas que tenham sido previamente definidas por um especialista para o seu diagnóstico. A doença não tem cura definitiva. O objetivo do tratamento consiste em melhorar a dor e tratar os sintomas associados, para conseguir uma grande melhoria na qualidade de vida.

Quais os sintomas da fibromialgia?

As manifestações clínicas mais comuns da fibromialgia são:

Dor muscular: também conhecido como mialgia, que aparece cronicamente e pode durar mais de três meses. Esta dor é difusa, não específica e afeta muitas partes diferentes do corpo. A dor na fibromialgia tem algumas peculiaridades, como alodinia (dor sem estímulos dolorosos), hiperalgesia (aumento da dor mais do normal em relação a estímulos dolorosos) e persistente (presente por mais tempo do que o normal).

Fadiga e cansaço: Estes dois sintomas parecem mesmo quando se faz pouco esforço e nem sempre desaparecem ao descasar.

Rigidez: Embora a rigidez possa aparecer como sintoma de outras doenças reumáticas, assim como a fadiga e a exaustão, há uma série de particularidades que a diferencia de outras doenças. A fibromialgia causa dormência, cãibras nas pernas, inchaço, rigidez, espasmos musculares, movimentos involuntários e tremores.

Distúrbios do sono: Pessoas com fibromialgia podem manifestar problemas para dormir e acordar várias vezes durante a noite.

Comprometimento cognitivo: Esta doença pode tornar difícil processar a informação, a memorização ou se expressar verbalmente de maneira adequada.

Ansiedade: ansiedade e depressão estão muitas vezes ligados à doença. No entanto, os especialistas não podem determinar se esses sintomas ocorrem antes da manifestação da doença ou aparecem no decurso da mesma.

Como o Pilates pode auxiliar no tratamento da fibromialgia?

O Pilates visa, principalmente, o equilíbrio da postura corporal e fortalecer os músculos internos e externos. Dado que o Pilates melhora a circulação sanguínea, ele também aumenta a absorção de cálcio e diminui a dor um dos principais sintomas da fibromialgia.

Embora não haja nenhuma cura definitiva, o método Pilates é muito eficiente como um adjunto para tratamento da fibromialgia e a sua prática permite que os pacientes alcancem uma melhoria significativa na sua qualidade de vida. É muito importante começar os exercícios de forma gradual, uma vez que a prática de exercícios acima da capacidade física do paciente acaba por piorar a dor e tensão muscular.

Execução de técnicas de relaxamento muscular e de terapias complementares (tais como acupuntura, homeopatia e fitoterapia) também são de grande ajudar para controlar a dor e dar mais disposição aos pacientes.

Quer experimentar os benefícios do Pilates? Agende uma aula gratuita!

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais