Quem NÃO PODE fazer pilates?

Quem NÃO PODE fazer pilates?
3.6 (72.31%) 13 votes

O Pilates é um dos poucos exercícios que pode ser feito pela maioria das pessoas, independentemente de sexo, idade ou condicionamento físico.
Até mesmo por isso ele é indicado por médicos a quem tem problemas de saúde dos mais variados, desde os ortopédicos até doenças emocionais. Para se ter uma ideia, portadores de hérnia de disco, bico de papagaio, dor cervical e dor no nervo ciático podem praticar Pilates.
Crianças a partir de cinco anos, idosos e gestantes também.

Apesar disso, cada indivíduo é único.

Existem casos bem específicos em que não se pode praticar Pilates ou que o paciente precise melhorar em algum aspecto antes de iniciar as aulas. Caso você desconfie que tenha alguma limitação, faça uma avaliação com um médico ou fisioterapeuta antes das aulas.

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

O próprio instrutor poderá desconfiar de alguma restrição durante a avaliação ou no decorrer das aulas e orientar o aluno a procurar um especialista, mas para isso o estúdio deve ter como meta a preocupação com o bem-estar do aluno antes de se preocupar em preencher suas turmas. Por isso, busque sempre um estúdio sério e de confiança.  Como o estúdio da Pure Pilates.

Pilates deve ser evitado no caso de restrição médica

Sempre que o médico pedir restrição a exercícios, incluindo o Pilates, é preciso respeitar essa decisão. Pode haver inflamações e necessidade de repouso e somente o médico, que conhece o histórico do paciente, poderá liberá-lo para a atividade.

Um estúdio de Pilates sério e comprometido com a saúde dos alunos não passará por cima da restrição médica.

Se você está na dúvida se o médico agiu corretamente, procure outro profissional para uma nova avaliação.

Há ainda os casos de gravidez de risco. Quando a gestante está passando por isso e o médico exige repouso absoluto, ela provavelmente será proibida de praticar Pilates. Nesse caso, é preciso respeitar a decisão médica.

Quem necessita de atenção especial na prática do Pilates:

Como você pode ver, as restrições são raras, mas há alguns públicos que necessitam de uma atenção especial e de exercícios adaptados.

Diabetes não controlada

Quem tem diabetes deve avisar o instrutor para que ele cuide com a intensidade e o tipo de exercício que vai indicar. Mesmo que o Pilates não tenha levantamento de muito peso, o fisioterapeuta ou educador físico ficará atento ao peso do seu corpo e das molas para que o exercício não ultrapasse os limites do aluno.

Hérnia de hiato

Quem possui hérnia de hiato precisa de atenção nos movimentos que usam muito a musculatura do abdômen, como os abdominais. O esforço pode provocar refluxos.

Hipertensos

Quem é hipertenso deve ser monitorado de perto pelo instrutor, já que certos movimentos podem causar picos de pressão, principalmente se realizados segurando a respiração.

Condromalácia patelar

Os esportes são geralmente contraindicados para indivíduos com condromalácia patelar.

O Pilates acaba se tornando um ótimo aliado do tratamento, mas é preciso que o instrutor conheça o problema para adaptar os exercícios de forma que não prejudique o aluno ou o faça sentir dores.

Lembre-se de sempre informar o instrutor das suas limitações, dores e doenças diagnosticadas, inclusive as não ortopédicas.

Isso é fundamental para a sua evolução nas aulas e para o professor pensar estrategicamente como poderá ajudá-lo a atingir o seu objetivo.

Você gostaria de fazer uma avaliação pra começar a praticar Pilates? Entre em contato conosco e agende uma aula experimental!

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais