Como ensinar novos hábitos aos seus alunos?

Não é novidade que a prática do Pilates é muito indicada para tratar de dores na coluna, membros, articulações, entre outros.

Contudo, os maus hábitos diários de cada pessoa podem ser os grandes vilões para o surgimento dessas temidas dores que em alguns casos, chegam a evoluir para uma patologia. As dores na coluna, por exemplo, atinge mais de 80% da população mundial e sua causa na maioria das vezes está relacionada à má postura, distribuição inadequada de carga, posição incorreta durante o sono, estresse, LER, escoliose, entre outros.

Por outro lado, quando essas pessoas buscam no Pilates, uma maneira de amenizar e até mesmo solucionar os problemas causados pela suas dores, é importante que haja também uma conscientização para ensinar novos hábitos que vão além das atividades realizadas dentro do estúdio. Acompanhe os detalhes a seguir e saiba como ensinar novos hábitos aos seus alunos.

Dicas para ensinar novos hábitos

Divida responsabilidades: Durante as aulas, é fundamental orientar o aluno a buscar o equilíbrio de sua postura e de seus movimentos. Assim, é importante ressaltar que 50% da responsabilidade é do instrutor que irá desenvolver as aulas e os outros 50% é do aluno que deverá adotar os hábitos aprendidos dentro do estúdio.

Lição de casa: A correção da postura é um trabalho que exige esforço e aprendizado, além de ser um processo a longo prazo. Deste modo, é interessante passar exercícios semanais para que os alunos possam praticar também em casa no intervalo entre as aulas.

Consciência e responsabilidade: É necessário que cada aluno tenha sempre a consciência e a responsabilidade para refletir que o seu bem-estar dependerá exclusivamente das suas mudanças de padrões. Aqui entra também a importância de ter uma aula engajadora para que o aluno esteja sempre animado e disposto a praticar os novos hábitos também fora do estúdio. 

Orientações: Oriente seus alunos para procurarem sempre manter as suas curvas fisiológicas da coluna e a distribuírem o peso sempre de maneira equilibrada. Além da postura no trabalho, é importante estar atento ao modo de dormir, caminhar e praticar demais atividades do dia a dia.

Respiração correta: Além da postura correta, a respiração adequada também deverá ser incluída nos novos hábitos do aluno. Por meio da respiração correta o aluno poderá controlar seu estresse ao longo do dia e consequentemente estará evitando dores musculares e neurológicas ocasionadas por este mal. Nesta dica, vale a pena orientar o aluno a praticar a respiração correta em todos os momentos durante o seu dia.

 

Ensinar novos hábitos aos seus alunos para que eles possam aplicá-los além das aulas, é fundamental para que o seu estúdio passe a fidelizar seus clientes. E a prova disso é que o seu estúdio passa a demonstrar que está preocupado não só com o bem-estar de seus alunos durante as aulas, mas também nos demais momentos de seu dia a dia.

Além disso, é importante ressaltar que mesmo que o Pilates seja uma excelente atividade para tratar de dores e outros problemas, ainda é essencial que o aluno desenvolva um novo hábito conforme o que lhe é passado durante as aulas.  Isto irá garantir cada vez mais a eficiência do Pilates, que por sua vez, se tornará cada vez melhor na vida do aluno.

 

E você, utiliza alguma outra dica para ensinar novos hábitos aos seus alunos? Compartilhe conosco nos comentários!

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais