Conheça as principais doenças que atingem os homens e como preveni-las

Conheça as principais doenças que atingem os homens e como preveni-las
Avalie este post

Voltamos a falar sobre a saúde do homem, afinal, ainda estamos no Novembro Azul  e além disso, esse é um assunto muito importante e que precisa ser tratado com mais frequência. Neste texto vamos falar sobre algumas das principais doenças que atingem os homens e como você pode preveni-las. Mas antes disso um dado que merece destaque, a expectativa de vida dos homens no Brasil é cerca de 7 anos menor do que a das mulheres, entre outros fatores isso se deve em parte a falta de prevenção, maiores cuidados e resistência a consultas e exames médicos periódicos. Por isso leia e repasse esse texto aos seus familiares e amigos , nunca é tarde para mudar alguns hábitos e viver cada dia melhor.

As principais doenças que atingem os homens

Entre as doenças que mais matam homens no Brasil e no mundo estão:

  • Problemas cardíacos como: o infarto, o Acidente Vascular Cerebral, popularmente conhecido como AVC, arritmias, entre outros;
  • Obesidade e diabete;
  • Câncer de próstata;
  • Cirrose e outros problemas com o fígado;
  • Pneumonia.

Fatores de risco

O que podemos observar na lista acima é que, fora as pré-disposições genéticas, essas doenças possuem causas em comum. Isso mesmo! Elas são decorrentes de maus hábitos como:

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates
  • Alto consumo de gordura e açúcares,
  • Baixo consumo de frutas e legumes,
  • Tabagismo,
  • Consumo de álcool,
  • Falta de exercícios,

Todas essas práticas contribuem para o aparecimento e dificuldade nos tratamentos de males que ameaçam a saúde. Mas a notícia boa é que você pode fazer mudanças no seu estilo de vida que vão contribuir para a reversão desse quadro.

Como se prevenir

A primeira dica para a prevenção dessas e outras doenças é a ida periódica ao médico, já falamos aqui sobre como o preconceito contra o exame de toque pode prejudicar à saúde do homem, mas dados apontam que não é somente nesse caso que homens relutam em ir a especialistas. Sabemos que apesar de todos os avanços na medicina o diagnóstico precoce de qualquer mal é o que garante as maiores chances de cura total. Por isso, não deixe de fazer consultas e exames periódicos, a sua saúde e bem-estar devem sempre vir acima de qualquer preconceito.

A segunda dica é cuidar melhor da alimentação, corte os refrigerantes, excesso de gorduras e açúcares e passe a incluir legumes, verduras e frutas na sua dieta. Se possível consulte um nutricionista para que ele crie um cardápio balanceado feito especialmente para você, levando em conta suas taxas de colesterol e diabetes, por exemplo.

Corte os maus hábitos e vícios como o tabagismo e as bebidas alcoólicas, eles contribuem diretamente para o surgimento e agravamento de todos os males que citamos como os maiores responsáveis pela morte de homens.

Por último, mas não menos importante, pratique exercícios físicos regularmente, você ficará realmente surpreso com todos os benefícios que isso trará a sua saúde. Caminhadas, esportes e pilates contribuem de forma efetiva para o melhor funcionamento do seu organismo e também na prevenção de doenças.

Agora que você já sabe como se prevenir dos principais males que ameaçam a sua saúde está na hora de agir e também de informar seus familiares, colegas e amigos, por isso não deixe de compartilhar esse texto!

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais