A autoestima é uma questão física ou mental? Como se sentir melhor?

A autoestima é uma questão física ou mental? Como se sentir melhor?
Avalie este post

Quando falamos em saúde mental, muitas dúvidas surgem, como se a autoestima é uma questão física, como a depressão, ou mental e causada pelo ambiente, como a tristeza, por exemplo.

Será que os psicólogos já sabem responder o que interfere mais na forma como nos enxergamos? Será que existem soluções práticas para ter mais autoestima? Confira no texto de hoje o que separamos sobre o assunto!

 

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

Será que a autoestima é uma questão física?

 

Sabemos que a depressão é uma doença que, fisicamente, nos faz ter sensações desagradáveis sobre a vida e nos deixa emocionalmente enfraquecidos. Mas e a autoestima, será que também pode ser prejudicada por causa de hormônios, ou seja, ser puramente física e tratável com medicamentos?

Na realidade, nem mesmo a depressão pode ser definida como um problema puramente emocional. Se entendermos melhor nosso cérebro e nossas emoções, precisamos pensar em alguns fatos:

 

  • Nada pode ser considerado apenas emocional. Se estamos ligados ao nosso cérebro, nossas emoções também estão, por isso, qualquer distúrbio mental tem relação com o físico.

 

  • Mesmo que o problema de autoestima esteja inicialmente relacionada com padrões ruins que colocaram sobre nós ou fatores externos, a falta de certos hormônios como a serotonina pode aumentar mais ainda a sensação de mal-estar em relação ao que somos.

Leitura Recomendada:

 

O estresse pode prejudicar sua autoestima e te deixar mais propenso aos problemas mentais? Morar em uma grande cidade, como São Paulo, é um prato cheio para que o problema apareça e seja cada vez mais frequente. Separamos um e-book sobre esse assunto e, nele destrinchamos uma série de ideias sobre como ser mais feliz e se livrar do estresse. Baixe sem pagar nada, clicando aqui!


  • Portanto, a conclusão mais aceita pelos psicólogos é que exista uma combinação de fatores causando problemas de autoestima, como ambientais, físicos, hormonais e emocionais. Todos eles juntos podem fazer com que alguém se veja de forma negativa ou positiva.

 

Como melhorar a autoestima?

 

Se a autoestima é uma questão física e mental, como melhorá-la a ponto de fazer com que a vida fique mais leve e mais feliz? Essa não é uma resposta muito simples, mas separamos algumas dicas bacanas que podem ajudar:

 

  • Sempre que achar necessário, converse com um psicólogo. Existem casos e casos de problemas de autoestima e alguns podem ser realmente debilitantes e causar excesso de timidez, fobia social e depressão.

 

  • Faça exercícios que trabalhem o físico e o emocional ao mesmo tempo, como é o caso do Pilates. Eles ajudam a deixar a autoestima mais elevada e promovem mais bem-estar de uma forma geral. É válido que os exercícios sejam constantes, pelo menos duas vezes por semana.

 

  • Procure fazer um exercício de autoavaliação verdadeiro. Será que seus padrões de expectativa consigo mesmo não estão distorcidos? Talvez não seria o caso de reavaliar seus julgamentos e se dar uma chance de pensar melhor sobre o que acha de você mesmo? Esse exercício é sempre aconselhável, mesmo quando a falta de autoestima não esteja incomodando a vida social – ainda.

 

  • Veja se os seus critérios para julgamentos negativos não estão pautados no que pessoas falaram no passado, como os pais, por exemplo. Quando criança, temos a noção de realidade alterada e alguns comentários inocentes podem ter peso maior quando não há maturidade para processá-los.

 

Não deixe de fazer uma aula experimental gratuita de Pilates e perceber a mudança na sua autoestima!

 

Gostou do texto de hoje? Compartilhe nas redes sociais!

 

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais