Novembro azul – O que é e qual a importância?

Novembro azul – O que é e qual a importância?
Avalie este post

O Novembro Azul é um momento importante para homens e também para as mulheres que se preocupam com os homens que estão em suas vidas. Com as campanhas de prevenção e muito acesso à informação, homens passaram a se cuidar mais e a aprender a lidar melhor com o preconceito que sentiam com os exames. Abaixo, vamos falar um pouco mais sobre o novembro azul e como esse momento do ano permite que a prevenção seja pauta! Veja!

Como surgiu o novembro azul?

Apesar de ter se tornado uma campanha muito bem vista no Brasil, impulsionada até mesmo pelo governo, o novembro azul surgiu na Austrália. A ideia veio de um grupo de amigos que queriam levar aos homens mais informações sobre prevenção em relação ao câncer de próstata.

No Brasil, ela chegou depois de alguns anos e se tornou pauta de governos estaduais, municipais e até do governo federal. Juntos, começaram a garantir que a informação sobre a necessidade do exame se tornasse intensificada durante o mês de novembro.

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

Por que o novembro azul é importante?

A campanha Novembro Azul é fundamental. Isso porque o câncer de próstata é muito curável, especialmente quando descoberto no início. Quando os homens fazem o exame de próstata desde os 45 anos, as chances de cura chegam a 90%. Isso acaba tornando a sobrevida deles muito maior.

Porém, o exame sofreu muito por ser ligeiramente desconfortável e causar preconceito entre os homens. Hoje, já é possível fazer exames auxiliares menos incômodos, mas ainda se faz necessário o exame de toque em alguns casos. Com a informação, os homens entenderam que se prevenir é muito mais importante do que deixar para depois.

O exame dói?

Veja que, apesar do medo e do preconceito, vale dizer que o exame de próstata é quase indolor, gerando apenas um incômodo no paciente. Mesmo assim, ele é muito rápido e acaba em poucos minutos. Ele garante a prevenção necessária para se evitar o alastramento de uma das doenças que mais matam homens no mundo todo. Por isso, apesar do receio, vale a pena se prevenir, com toda certeza.

Se proteja e incentive outros homens a se protegerem também. O câncer de próstata mata, mas pode ser curado se descoberto com antecedência. Não deixe que o medo e o preconceito te impeçam de conseguir salvar sua vida!

Nós da Pure Pilates apoiamos a prevenção!

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais