Benefícios do pilates para idoso

Benefícios do pilates para idoso
Avalie este post

O pilates nada mais é do que um exercício físico cujo principal objetivo é unir a mente e o corpo do seu praticante. Conhecido basicamente no mundo inteiro, o pilates é capaz de eliminar uma série de dores musculares, ampliar os movimentos, aumentar o autocontrole e a confiança, fortalecer a musculatura e uma outra grande série de benefícios.

Por ser capaz de melhorar drasticamente a vida de quem o pratica, o pilates vem sendo cada vez mais indicado para a população idosa. Confira a seguir quais são os benefícios do pilates para os idosos.

1. Diminuição das dores

O pilates é muito recomendado para pessoas que sentem dores, principalmente na região das costas, algo muito comum em idosos. Os exercícios praticados no pilates são capazes de realinhar a coluna e fortalecer a musculatura abdominal, o que faz com que as pessoas parem de forçar as costas. Consequentemente as dores diminuem e em alguns casos podem até cessar. Algo que promove bem-estar e qualidade de vida aos idosos.

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

2. Estímulo da coordenação motora

Além de diminuir as dores, o pilates ainda é capaz de potencializar a mente de quem o pratica. Através dos exercícios e movimentos praticados nas aulas, o aluno adquire equilíbrio e tem uma melhora da percepção espacial ao seu redor. O resultado disso tudo é a potencialização da coordenação motora, algo fundamental para evitar quedas e lesões em idosos.

3. Fortalecimento de músculos e articulações

O pilates tem capacidade de trabalhar toda a musculatura corporal dos idosos de maneira global, diferente do que ocorre na musculação. Durante as aulas de pilates, há ativação simultânea de diversos grupos musculares, ou seja, músculos de diferentes partes do corpo são ativados e recrutados para a execução de determinados movimentos. Isso promove um fortalecimento total da musculatura, e também das articulações. Algo muito importante para os idosos que normalmente estão passando por um processo de catabolismo muscular.

4. Melhora da postura corporal

Todas as pessoas possuem curvaturas nas colunas, isso é algo fisiológico e que precisa ser respeitado, afinal, nossa coluna tem como principais funções promover sustentação e absorver impactos. Porém, com o passar dos anos, é comum pessoas se viciarem a se manter em determinadas posições que julgam ser mais confortáveis, mas que causam problemas na postura corporal. O pilates devolve aos idosos a postura correta e firme, tornando sua coluna mais ereta, forte e resistente.

5. Maior autoestima, autoconfiança e novas amizades

Muitas vezes pessoas idosas perdem sua autoestima, sua autoconfiança e vivem sozinhas e isoladas, o pilates é capaz de modificar tudo isso. Com a prática do pilates, o idoso tem um aumento de sua autoestima, pois está praticando uma atividade física que irá melhorar sua imagem. Além disso, o idoso se sente mais autoconfiante, pois passa a realizar uma série de movimentos que antes não conseguia, sem contar que para praticar o pilates é necessário sair de casa, isso faz com que o idoso conheça novas pessoas e consequentemente faça novas amizades. Sendo assim, podemos considerar o pilates um benefício corporal e social.

O pilates é bom tanto para jovens quando para idosos, porém, são nos idosos que os avanços e melhorias podem ser mais visualizados. Como citado no texto os benefícios do pilates para os idosos são enormes e todos os idosos deveriam ser estimulados a praticar essa incrível atividade física.

E você caro leitor? É um praticante de pilates? Quais benefícios essa atividade física trouxe para sua vida? Conta pra gente através dos comentários. Vamos ficar muitos felizes em ouvir o que você tem a nos dizer.

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais