Benefícios do uso da bola nas aulas de Pilates

Benefícios do uso da bola nas aulas de Pilates
Avalie este post

Para aquelas pessoas que não se adaptam a treinamentos oferecidos em academias de ginástica, o Pilates é uma excelente alternativa. Pode ser definido como um método de condicionamento físico e mental, podendo ser praticado em qualquer idade.

Sua proposta é o fortalecimento corporal e o alongamento de uma forma integral e individualizada. Junto a isso, o indivíduo ganha consciência corporal, equilíbrio, coordenação motora, mobilidade articular, resistência, entre outros fundamentos importantes.

Nas aulas de Pilates os exercícios são realizados no solo e também com a utilização de alguns aparelhos, dentre eles a “Bola Suiça”, que é o que vamos falar aqui no artigo! Confira! 

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

Bola de Pilates

A bola de Pilates, conhecida como “Bola Suiça” ou bola de “estabilidade”, é uma das muitas ferramentas utilizadas pelo método nas aulas. Ela começou a ser usada para reabilitações físicas, no início do século XX, na Suiça, e depois avançou para outros países, como Inglaterra e Estados Unidos. Com ela é possível realizar variados exercícios, tendo por objetivo trabalhar o corpo de uma forma geral.

Nos dias atuais, a “Bola Suiça” é utilizada em outras modalidades, dentre elas yoga e ginástica para gestantes.

Duas abordagens no uso da bola de Pilates

Ao usar tal ferramenta nas aulas de Pilates, duas abordagens distintas podem ser trabalhadas, mas que no decorrer das aulas acabam se integrando. São elas: a funcional e a estrutural.

Abordagem funcional: Visa o despertar da percepção do corpo em relação a ele mesmo e com o espaço externo. Ocorre um desbloqueio de zonas distintas do corpo, como músculos e articulações, bem como uma conscientização de outros pontos importantes, como o equilíbrio e o reflexo.

Em tal abordagem o tônus muscular é muito trabalhado, melhorando a capacidade de relaxamento e contração muscular. Característica muito importante, pois quando essa capacidade é baixa, os músculos apresentam dificuldades a qualquer resistência, como a força da gravidade. Do contrário, quando é alta, os músculos apresentam uma resistência excessiva.

Com o uso da bola de Pilates, a relação do corpo com o espaço exterior é treinado e aperfeiçoado. Pode-se controlar o tônus muscular, aprendendo a regulá-lo sob diferentes estímulos.

Abordagem estrutural: Visa o trabalho de alongamento e mobilidade articular. É muito comum encurtamentos e desequilíbrios musculares na coluna, em especial na lombar e na cervical. Isso se dá, geralmente, devido à má postura que a maioria das pessoas adquire, através de maus hábitos, com o passar dos anos.

No fim das contas, as duas abordagens acabam se integrando e chegam ao objetivo principal, que é a percepção do corpo em relação a si mesmo e com o espaço externo, utilizando o caminho mais eficaz e economizando força muscular. 

Benefícios do uso da bola de Pilates

A utilização da “Bola Suiça” nas aulas de Pilates, além de tornar a atividade lúdica, proporciona uma série de benefícios. Confira abaixo, quais são eles!

  • Aumenta a percepção do próprio corpo, contribuindo para a melhora da postura.
  • Melhora os fundamentos de força, resistência, flexibilidade, mobilidade articular, equilíbrio, entre outros.
  • Contribui para a estabilização da coluna.
  • Auxilia no desenvolvimento motor de bebês, crianças e adolescentes.
  • Proporciona uma melhora significativa nas capacidades respiratória e cardiovascular.
  • Garante uma atividade lúdica e, por isso, relaxa as tensões e diminui o estresse.
  • Melhora o equilíbrio e a coordenação motora e, por isso, o seu uso é muito utilizado em pacientes com danos neurológicos.

O Pilates é um método apaixonante e tem conquistado pessoas de todas as faixas etárias. Seus efeitos benéficos são muitos, como podemos ver no artigo, e percebidos em pouco tempo. Que tal começar a praticar e conferir o que essa atividade pode fazer pelo seu corpo e sua mente? Clique aqui e agende sua aula experimental gratuitamente! Você vai adorar!

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais