Como abrir uma franquia de pilates?

O Brasil é o segundo maior país do mundo em mercado fitness. Por aqui o setor movimenta cerca de 1,6 bilhões e cresce em torno de 40% ao ano. A prosperidade desse mercado, contudo, não se deve apenas a busca por uma vida mais saudável. A mudança no perfil das academias e a variação de atividades ligadas ao bem estar são um grande motivo para que mais e mais pessoas se interessem pela prática de exercícios físicos.

É justamente neste cenário que o pilates consolidou seu espaço e os estúdios começaram a ganhar cada vez mais adeptos. O método de Joseph H Pilates tem seus princípios baseados em exercícios que trabalham não apenas o corpo, mas também a mente. Fortalecer e alongar os músculos, aumentar a mobilidade das articulações, melhorar a concentração, diminuir o stress, melhorar a flexibilidade e a postura são alguns dos benefícios decorrentes da prática do pilates.

Para transformar o pilates em um negócio e investir em uma franquia, algumas informações e conhecimentos são necessários. Se você pensa em abrir sua própria franquia de pilates, a boa notícia é que você está diante de um negócio que conta com uma boa margem de lucro, que pode chegar até 60%. Além disso, um bom estúdio pode ser instalado em um imóvel pequeno e o público é bastante abrangente e pode atingir desde adolescentes até a terceira idade.

Quero abrir uma franquia e agora?

Cadastro

O primeiro passo para abrir uma franquia é ser aprovado no cadastro do franqueado. Para isso, o franqueador geralmente oferece um cadastro online, onde o candidato deve colocar seus dados e realiza uma série de perguntas para saber se o franqueado tem boas chances de se adaptar à franquia.

Circular de Oferta de Franquia

Após a aprovação, o candidato realizará uma reunião com o franqueador e irá receber uma Circular de Oferta de Franquia, ou seja, um documento contendo todas as informações relevantes sobre o negócio, bem como, a minuta do contrato de franquia.

Nesse período é interessante que o candidato visite outras unidades da rede franqueada e converse com outros franqueados para saber como o negócio se comporta e principalmente a opinião dos alunos.

Contrato de franquia, ponto e locação do estúdio

A minuta do contrato da franquia deve ser avaliada minuciosamente, principalmente com relação aos limites territoriais de atuação, negociação de pontos entre outros.

A escolha do ponto e a locação do imóvel onde ficará localizado o estúdio é um ponto importante que deve ser avaliado com cautela. Se por um lado um estúdio de pilates não necessita de muito espaço e a locação de um imóvel de até 40m² pode suprir as necessidades, por outro lado, não se trata de um investimento barato e por isso é importante estar localizado em bairros de classe média alta. Estudos comprovam que as pessoas andam até 700 metros para chegar a um local de prática de exercícios, por isso, para conseguir uma boa clientela a localização é fundamental. É importante avaliar a localização perante o zoneamento municipal, caso contrário, o franqueado não conseguirá o alvará de funcionamento da Prefeitura, documento essencial para abertura do negócio.

Por fim, ao locar o imóvel do seu futuro estúdio, fique atento ao prazo de locação e certifique-se de que é o mesmo prazo do contrato da franquia. Em geral, os contratos de franquia ficam vigentes por cinco anos.

Abertura da empresa

Depois de assinado o contrato, agora o franqueado precisa abrir a empresa. Isso deve ser feito antes mesmo da inauguração da unidade, para que as obrigações fiscais e, eventualmente, trabalhistas já sejam cumpridas.

Muitas franquias oferecem treinamentos e é essencial comparecer e aproveitar ao máximo essa oportunidade.

Com tudo pronto, basta apenas providenciar a festa de inauguração! Durante a vigência do contrato, o franqueado deve contar com todo o suporte do franqueador e ter um canal aberto para tirar dúvidas e contar com sugestões sobre o seu negócio.

Pensa em montar sua franquia de pilates e não sabe por onde começar? Então deixe suas dúvidas nos comentários abaixo para que possamos entrar em contato!

Deixe seu comentário

2 comentários em “Como abrir uma franquia de pilates?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais