Corpo e mente conectados – Como isso é possível?
Como conectar corpo e mente de uma forma realmente palpável? Essa é uma pergunta que nem sempre parece fazer sentido para quem não conhece o Pilates.
Com base na premissa de que podemos nos interligar e criar noção de percepção plena dos nossos movimentos, o exercício é hoje um dos mais indicados para quem busca esses benefícios – tão importantes para uma vida saudável.
Pure Pilates
No texto de hoje, vamos falar sobre como conectar como e mente, não só com o Pilates, mas também com outras formas facilmente aplicáveis. Confira!
O que significa conectar corpo e mente?
Quando falamos em conectar corpo e mente, pensamos em espiritualidade e até em fenômenos longe de ser atingidos por pessoas comuns. Não é bem assim. Obviamente, quem é mais sensível costuma ter facilidade em criar esse tipo de conexão, porém, a ideia é bem mais palpável do que pensamos.
Conectar o corpo e mente é conseguir sentir o nosso corpo – estar presente. É ter noção de movimento, de alongamento, de respiração. É saber como expandir a consciência corporal e, assim, conseguir benefícios a curto, médio e longo prazo.
Separamos alguns métodos que são excelentes nesse sentido:
- Pilates:
Sem dúvidas, o Pilates é um dos métodos que possui mais eficácia no processo de conexão entre o corpo e a mente. Por trabalhar inúmeros exercícios ao mesmo tempo, como alongamento, respiração e grupos musculares, ele promove ao máximo a conexão entre o corpo e a mente.
Vale dizer que os exercícios do Pilates podem ser facilmente adaptáveis a todas as idades – sendo assim, homens, mulheres e idosos podem participar das aulas, que trabalham no limite de cada aluno.
- Meditação:
Outra forma de conectar corpo e mente é meditando. As técnicas reúnem respiração pausada, concentração, calma e relaxamento. Tudo isso ajuda o praticante a ter mais consciência corporal – o que é excelente para o equilíbrio como um todo.
Para a meditação, não é necessário nenhum tipo de preparo, embora seja interessante ter a ajuda de alguém habilitado e experiente. Isso ajudará a criar um ambiente mais benéfico.
Embora excelente para a conexão corpo e mente, a meditação não é um exercício que trabalhe qualquer grupo muscular e, diferente do Pilates, traz benefícios mais pontuais e que não são ligados à saúde do corpo em si.
Por que conectar corpo e mente?
Se a ideia é fazer exercícios, por que o conectar corpo e mente? Afinal, temos a disposição diversas outras atividades, como corrida, caminhada e academia. Qual a diferença deles para uma prática como a do Pilates?
Em resumo, eles trabalham apenas o corpo e não a nossa percepção de corpo. Como são mais rápidos, enérgicos e exigem muita força, seus benefícios se restringem à estética.
Já o Pilates possui movimentos mais lentos e nos obriga a sentir o corpo de uma forma diferenciada. Ou seja, nos conecta por completo.
Qual deles vale a mais a pena? Se formos arriscar uma resposta totalmente correta é: todos. Os exercícios – tanto os que trabalham a mente ou só o corpo e ambos – são fundamentais para nossa felicidade e saúde.
Trabalhar a mente nos traz bem-estar, alegria e autoestima. Não podemos esquecer dela quando pensamos em exercícios!
Gostou da ideia de fazer Pilates? Agende uma aula grátis, sem compromisso de fechar pacotes!