Como o pilates contribui com o intestino

Como o pilates contribui com o intestino
5 (100%) 1 vote

Entenda porque a prática de exercícios físicos como o Pilates ajudam no bom funcionamento do intestino

Você sabia que o intestino é conhecido como o segundo cérebro? Isso se deve por conta da interatividade entre os neurotransmissores, produzidos pelo intestino, e o sistema límbico, que é a parte do cérebro responsável pelas nossas emoções. É por esse motivo que o médico americano Michael D. Gershon, pesquisador do centro médico da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, após 30 anos de pesquisas passou a chamar o intestino de órgão inteligente e portanto ficou conhecido como segundo cérebro. Acreditar que a prisão de ventre é uma condição ligada apenas à alimentação é um erro cometido por muitos.

Quantas vezes sentimos na barriga o nervosismo e a ansiedade, não é mesmo? Isso acontece por conta dessa comunicação entre o cérebro e o intestino. Intestino lento ou prisão de ventre são algumas reclamações recorrentes, principalmente entre mulheres, e para resolver essas questões é preciso ir além da alimentação rica em fibras e ingestão de água, é preciso fortalecer o corpo e encontrar uma forma de aliviar o estresse e a tensão que são um dos principais vilões contra o bom funcionamento do intestino.

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

Praticar Pilates para ter um intestino saudável

Mas como a prática do Pilates pode ajudar na saúde e no bom funcionamento do intestino? Para encontrar a resposta dessa pergunta é importante ter em mente que o intestino é um músculo e quanto mais tempo você passar sem se movimentar mais lento ele ficará. Por isso, exercícios físico são importantes para quem busca um intestino saudável.

Além disso, o Pilates é um método que auxilia no controle da ansiedade, no alívio de estresse e fortalece o corpo em conjunto com a mente. Se o intestino é um órgão ligado às emoções, ter a mente saudável é um requisito importante para que ele tenha o desempenho esperado. Praticar exercício auxilia na produção da endorfina conhecida como o hormônio da felicidade, mas além disso, o Pilates é um método que exige concentração e disciplina para a execução correta dos movimentos, ao contrário de outras práticas que focam na quantidade, o Pilates está focado na qualidade do exercício.

Dicas para manter um intestino regular

Além da práticas de exercícios é importante mudar alguns hábitos para melhorar o seu fluxo intestinal e se sentir bem e disposto para desempenhar suas atividades diárias. Separamos algumas dicas para lhe ajudar a manter seu intestino regular. Confira!

  • Beba água. A água tem o poder de levar embora as toxinas e resíduos do nosso organismo. O indicado é que o consumo seja de 10 copos diários. Em caso de prisão de ventre é aconselhável beber 4 copos de água morna para auxiliar no fluxo intestinal. O consumo de água não pode ser substituído por outros líquidos, como sucos, ainda que sejam naturais;

  • Coma frutas e verduras. As frutas e verduras são ricas em fibras que quando ingeridas ficam no cólon onde absorvem água e amolecem as fezes. Frutas como ameixas são muito indicadas para quem tem prisão de ventre porque, além de serem ricas em fibras contém sorbitol, um açúcar que estimula o cólon e ajuda no trânsito intestinal;

  • Evite bebidas diuréticas. As bebidas diuréticas como café, chá, e refrigerantes à base de cola reduzem a umidade das fezes ao expulsarem os líquidos, o que dificulta a evacuação por conta do ressecamento;

  • Vá ao banheiro. Mesmo que não esteja com vontade, vá ao banheiro. Cria a rotina diária de ir ao banheiro na hora mais calma do dia. Essa prática estimula os neurotransmissores e a rotina é uma aliada na busca pelo intestino regular;

  • Movimente-se! Não perca tempo e comece as mudanças na sua rotina agora mesmo. Inscreva-se para uma aula experimental e confira de perto os benefícios de praticar pilates.

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais