Como o Pilates pode ajudar os praticantes de corrida

Você costuma praticar corrida no dia a dia? O esporte costuma trazer muitos benefícios à saúde, como melhora da ansiedade, redução da gordura corporal, ajuda na diminuição da osteoporose, entre outras vantagens. Mas é importante lembrar que muitos praticantes resolvem correr sem um preparo inicial e acaba machucando as articulações, como o joelho, por exemplo. Pra quem pretende correr com segurança, saiba que o pilates é uma excelente dica para fortalecer os músculos do corpo, auxiliando dessa forma a evitar lesões. Portanto, vamos conferir como o pilates pode ajudar os praticantes de corrida?

 

Como o pilates ajuda os praticantes de corrida?

O pilates é um tipo de exercício desenvolvido por Joseph Pilates que tem como função usar o peso do próprio corpo durante sua prática para proporcionar equilíbrio mental e muscular, trabalhando diversos grupos musculares ao mesmo tempo. Diversos estudos relataram que o pilates auxilia no condicionamento e na performance dos atletas, sendo que muitos praticantes de esportes aliam o pilates às atividades para reestruturar o corpo e elevar a capacidade de respiração, além de atuar na prevenção e recuperação de lesões. Vale ressaltar que o pilates atua com eficiência no Powerhouse ou Core, o que consequentemente gera estabilidade da coluna vertebral através da musculatura, atuando dessa forma na estabilização de movimentos. Por isso o pilates é tão importante para quem pratica corrida. O pilates pode ajudar o praticante a ganhar força muscular, além de trazer ainda mais benefícios, como concentração e equilíbrio físico, por exemplo.

Como incluir o pilates na sua rotina de corrida

Você pode praticar o pilates três vezes por semana. Dessa forma poderá desfrutar de todos os benefícios da prática esportiva e terá muito mais concentração, controle do seu equilíbrio e respiração adequada na hora da corrida. E o melhor de tudo é que você pode praticar o pilates em sua própria casa. Portanto, não tem desculpa para não praticar a atividade física para aproveitar de suas vantagens durante a corrida. É uma ótima opção para quem não é muito fã de academia ou não dispõe de muito tempo no dia a dia por causa de compromissos como o trabalho, por exemplo.

Como praticar pilates em casa

O pilates é uma técnica tão prática que você pode realizar no conforto de sua casa com alguns instrumentos baratos e simples, como uma thera band, facilmente encontrada em lojas do ramo esportivo. Um dos mais tradicionais movimentos do pilates é o Bridge, em que o praticante faz a subida da pelve e sente o apoio equilibrado na área dos ombros, e não somente no pescoço. Depois é só manter a altura da pelve enquanto muda as pernas. Se você tiver um pouco de dificuldade no começo é só iniciar pelo treino da posição da ponte, sem a necessidade de tirar uma das pernas que se apoiam. Outro movimento bem legal que você também pode fazer é a Hundred. Mantenha a área abdominal acionada. Enquanto isso bombeie os braços e mantenha os ombros baixos. Preste bastante atenção na sua respiração.

 

O pilates é uma prática que só traz benefícios à saúde e uma ótima dica de exercício para quem corre. Não deixe de praticar essa modalidade esportiva para evitar lesões, combinado? E você, costuma praticar pilates para evitar as lesões causadas pela corrida? Deixe seu comentário!

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