Dicas de contabilidade para novos empreendedores!
A contabilidade é essencial para novos empreendedores, porque será o que manterá o negócio em pleno funcionamento e com garantia de estar em dia com os fiscos e os órgãos do governo.
Mas para quem está começando, pode ser mais difícil entender como esses processos funcionam e qual é a melhor forma de evitar problemas. Sendo assim, separamos algumas dicas que podem ajudar nesse sentido. Confira abaixo!
Dicas para cuidar da contabilidade da sua nova empresa
Pure Pilates
Não tem uma receita mágica, mas é possível cuidar da contabilidade da sua empresa da melhor maneira possível, especialmente no começo, onde ainda é possível corrigir os erros e garantir um funcionamento adequado. Separamos algumas dicas!
1- Busque uma franquia, caso você tenha pouca experiência
A primeira dica para quem quer cuidar da contabilidade de uma nova empresa que ainda não começou, é procurar analisar a possibilidade de abrir uma franquia. Isso porque esse tipo de negócio já vem semi-confeccionado para que você não tenha muitos detalhes para cuidar, o que facilita na hora de conseguir administrar toda parte burocrática, como as papeladas de uma forma geral.
É claro que nem sempre podemos escolher uma franquia, porque o investimento pode ser um pouco mais alto, dependendo do nicho, mas – se houver possibilidade – é uma excelente alternativa e que tem chances de dar mais certo do que um negócio independente.
2- Tenha um contador parceiro
Outra dica importante que muitos pequenos empreendedores esquecem é a necessidade de contratar um contador parceiro que possa ajudar em todos os detalhes da franquia ou do novo negócio. Essa é uma realidade muito comum porque as pessoas tendem a acreditar que não é necessário gastar para cuidar da parte burocrática.
É claro que se você for MEI, é possível fazer isso sozinho, mas empresas um pouco maiores precisam do contador e devem essa contratação o quanto antes para evitar ficar com pendências na Receita Federal. Por isso, comece a pesquisar antes mesmo de abrir o CNPJ.
3- Administre as contas pessoalmente
Ter um contador parceiro não significa que você não precise cuidar das suas finanças pessoalmente e que deva deixar tudo nas mãos de funcionários ou empresas. Se o seu negócio for razoavelmente pequeno, é possível ficar de olho em todas as entradas e saídas financeiras e em tudo mais que for necessário para manter a ordem.
Não deixe essa administração para depois e sempre cheque os documentos, as declarações, a folha de pagamento dos funcionários e todos os detalhes burocráticos mais de uma vez.
Gostou das dicas de hoje? Não deixe de visitar nosso blog semanalmente e de compartilhar nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima e boa sorte no seu novo negócio!