Como o exercício age no seu corpo – Saiba quais são as mudanças!
Muitas pessoas ainda duvidam de como o exercício age para trazer mudanças ao nosso corpo. Embora o ceticismo ainda seja comum nesse sentido, inúmeras pesquisas comprovam: as atividades físicas podem mudar completamente nosso corpo e fazer com que ele reaja de forma diferente a diversos estímulos.
E essas mudanças não são apenas estéticas, como imaginamos. Elas vão muito além e chegam a alterar a maneira como o organismo lida até mesmo com doenças.
Vamos entender mais sobre o assunto abaixo!
Pure Pilates
O exercício age no seu corpo de diversas formas
Como falamos logo no comecinho do texto, o exercício age no seu corpo não apenas deixando-o mais bonito, com músculos e menos gorduras. A mudança é um pouco mais profunda do que isso:
- Segundo uma pesquisa da Universidade de São Paulo, a USP, exercícios físicos regulares promovem o que os estudiosos chamam de “remoção de mitocôndrias maléficas para o coração”.
Em outras palavras, significa que fazer atividades físicas com frequência ajuda a prevenir doenças cardíacas e protege o órgão contra diversos problemas, como insuficiência e a ação de organismos ruins.
E essa é apenas uma das centenas de pesquisas que mostram o quanto o exercício pode ajudar na nossa saúde. Entre os benefícios já apontados, estão:
1- Diminuição de sintomas relacionados à doenças mentais, como depressão, ansiedade e síndrome do Pânico. Segundo médicos, esse tipo de problema pode melhorar em até 40% com a ajuda dos exercícios aliados à psicoterapia.
2- Além da saúde mental, exercícios como o Pilates, por exemplo, ajudam a liberar hormônios ligados à felicidade e promovem o que os especialistas chamam de “Consciência Corporal”, que é quando temos uma ligação mais saudável entre o corpo e a mente.
3- Outro fator importante é a prevenção da obesidade. Países onde o exercício está muito presente, como o Japão, os índices de obesidade caem drasticamente. Mesclar uma boa alimentação com atividade física regular é a chave para evitar o acúmulo de gorduras corporais.
4- Com a baixa da obesidade, temos inúmeras doenças que são prevenidas. Entre elas, está o diabetes tipo II, a osteoporose, os problemas cardíacos e até mesmo a pressão alta. Lidar com a obesidade é uma forma muito eficaz de otimizar nossa saúde de uma forma geral.
E qual exercício fazer?
Se fazer exercícios é importante, temos que saber qual deles escolher para que a constância seja mantida. A dica é sempre procurar aquele que mais te agrada e te deixa feliz.
Um bom exemplo é o Pilates: como é praticado com a ajuda de um profissional e com hora marcada, dificilmente as pessoas desistem ou deixam de ir às aulas. Além disso, ele é um dos exercícios mais prazerosos que conhecemos, pois estimula a consciência corporal e melhora a autoestima.
Seja qual for sua escolha, é muito importante procurar ajuda profissional e optar por um exercício que seja intenso o suficiente para trazer bons resultados.
O seu corpo e a sua saúde agradecem!
Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais com os seus amigos!