Exercícios de Pilates

Exercícios de Pilates
Avalie este post

Os exercícios de pilates podem ser praticados com ou sem o auxílio de acessórios, como os rolos, bolas, thera band, flex ring, molas e discos de rotação e equilíbrio. Eles tendem a trabalhar todos os grupos musculares, desafiando o aluno a desenvolver flexibilidade, força e a capacidade proprioceptiva.

Dentre os exercícios propostos por Joseph Pilates, há uma variação no grau de dificuldade e as regiões que eles trabalham. No post de hoje, listamos x deles para que você conheça ainda mais sobre essa prática que conquista mais adeptos a cada dia.

Perdigueiro, ou Quadrúpede

O exercício pode ser feito no solo ou então com auxílio do aparelho. Além de trabalhar a região do core, abdome e costas, também fortalece os glúteos, melhorando o equilíbrio e a estabilidade por permitir o engajamento da cintura pélvica e escapular.

Agende a Sua Aula Experimental

Agende a Sua Aula Gratuita num dos mais de 60 Espaços Pure Pilates em São Paulo.

O grande desafio do Perdigueiro é manter a postura ao retirar os apoios do chão.

Shoulder Bridge

Para poder executar o exercício, é preciso o auxílio de uma bola. Ele trabalha uma série de coisas, e dentre elas, e a mais importante, é a mobilização de coluna, ou seja, ganhar movimentos entre as vértebras para que a coluna se mantenha saudável.

Ele também treina a interação entre as costelas, cintura escapular, e bacia, além de fortalecer os glúteos posteriores da coxa.

Elevação de perna, ou Leg Pull

É um exercício avançado da série clássica Mat Pilates, e um dos últimos a ser passados para os alunos. Ele trabalha o fortalecimento de toda a cadeia posterior: ombros, cotovelos e extensores de quadril e coluna.

Para pode executá-lo, é preciso antes saber o primeiro suporte, aproveitando bem a abertura do peito e do coxo femoral.

Tesoura no ar, ou Scissors

A Scissors é um exercício considerado de dificuldade mediana. Ele exige do aluno força, alongamento e controle da musculatura flexora e extensora do quadril e promove a elasticidade da cintura escapular e pélvica.

Mergulho do Cisne – Swan Dive

Esse exercício é considerado de dificuldade intermediária. Durante a sua execução, serão trabalhados a lombar e o controle do core e braços.

Ao iniciar o movimento, a coluna deve se estender uniformemente, a extensão deve ser feita até onde houver suporte abdominal e é preciso evitar estender demais o pescoço, que deve seguir a coluna torácica.

É importante lembrar que todos os exercícios exigem concentração e flexibilidade dos praticantes, e proporcionam inúmeros benefícios à saúde, se feitos de forma correta, respeitando os limites de cada um. Por isso, é essencial contar com o acompanhamento de profissionais especialistas em pilates, para que os exercícios tenham o melhor aproveitamento possível e não gerem lesões por problemas de execução.

E você, já fez algum dos exercícios que listamos aqui? Ficou com alguma dúvida sobre as partes do corpo que eles trabalham? Escreva pra gente pelos comentários. 

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais