4 exercícios físicos que ajudam a diminuir dores!

Os exercícios físicos que ajudam a diminuir dores são praticamente todos, dependendo do grau da sua dor e da sua origem.

Ficar sem movimentar-se é um risco muito grande para a sua saúde e é importante que você comece agora mesmo algum tipo de atividade.

Porém, alguns exercícios são mais recomendados do que outros, especialmente quando em casos de dores mais severas ou mesmo reflexos diretos do sedentarismo.

Separamos dicas de 4 exercícios físicos que ajudam a diminuir dores. Confira!

 

Alongamentos

 

Sem dúvidas, os alongamentos são um dos principais exercícios que ajudam a diminuir dores. Mas, é preciso ter cuidado e procurar um educador físico para praticar um alongamento de qualidade.

Se estamos sedentários, é fácil se machucar com uma posição errada ou forçando algum membro sem necessidade. Afinal, nosso corpo não está preparado para receber qualquer tipo de carga extra de trabalho.

A dica é começar de forma leve e aos poucos. Alguns alongamentos mais simples podem ser feitos em casa, desde que você tenha consciência e cuidado. No geral, a melhor forma é se alongar pela manhã e começar a “ensinar” o seu corpo que ele entrará em movimento constante.

 

Pilates

 

Somos suspeitos para falar, mas o Pilates é, sem dúvidas, um dos melhores exercícios para diminuir dores. Além de muito efetivo para problemas posturais, ele geralmente é praticado com o auxílio de um instrutor muito bem preparado e pronto para intervir em qualquer dificuldade.

O Pilates também tem a função de fortalecer a musculatura – o que proporciona a chance de que as dores diminuam gradativamente. Ou seja, tanto os problemas posturais quanto os problemas derivados da falta de exercícios, podem ser amenizados e até extintos com o auxílio do Pilates.

Vale lembrar que as aulas praticadas em Studio costumam ser bem mais focadas no aluno do que aquelas em academias maiores. Nossa dica é que você procure um profissional e veja qual a melhor opção para o seu caso.

Outro ponto importante é saber se a sua dor não tem origem de algum problema que precisa de intervenção médica. Nesse caso, ela precisará ser tratada para depois agirmos com os exercícios.

 

Aeróbicos

 

Sim, exercícios aeróbicos são excelentes formas de lidar com a dor. Porém, é importante citar que nem todos eles são indicados para quem está com dores devido ao sedentarismo. O melhor é sempre procurar atividades de baixo impacto, como a natação, por exemplo.

A bicicleta também é um bom exercício, desde que seja praticada em ambientes planos – que não forcem exageradamente a musculatura nos primeiros dias.

Para quem vai à academia, uma excelente opção são os aparelhos elípticos, que simulam uma corrida sem o impacto nos joelhos. De toda forma, tenha o auxílio de um profissional para que os aeróbicos sejam realizados em uma intensidade razoável para o seu caso.

 

Caminhadas

 

Por fim, as caminhadas. Se você não tem tempo de ir à academia ou ainda não sabe por onde começar a mudar sua realidade de dores diárias, caminhar pode ser um bom começo.

Mais uma vez, é importante que você saiba sobre a importância de começar devagar. Que tal uma voltinha no quarteirão na primeira semana? Começar aos poucos é melhor do que se manter parado!

O impacto da caminhada é um pouco maior do que todas as outras que citamos no texto de hoje, por isso, vá com calma e sinta os resultados.

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