O Pilates na melhor idade – Dicas para praticar sem medo!  

O Pilates na melhor idade – Dicas para praticar sem medo!  
Avalie este post

Praticar Pilates na melhor idade pode até parecer uma tarefa complicada, mas a realidade é que o exercício não só é possível após os 60 anos, como é bastante recomendado pela maioria dos médicos e treinadores físicos.  

No texto de hoje, separamos algumas dicas importantes para quem sabe que a vida não pode parar – e tem tudo para ser ainda mais ativa quando nos aposentamos. Confira! 

 

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

O Pilates na melhor idade – Por quê? 

 

Você pode se perguntar porque sugerimos o Pilates na melhor idade como uma opção de exercício. Além de sabermos o quanto ele pode ser benéfico para todas as pessoas, é comprovado que o Pilates tem inúmeras vantagens, mesmo para quem já passou dos 60 anos. Separamos as principais delas: 

 

  • Alívio de dores:  

 

Sim, praticar Pilates na melhor idade é uma boa alternativa para se livrar das temidas dores, tão comuns nessa fase da vida. Isso porque a atividade ajuda a fortalecer os músculos e ossos, diminuindo as chances de que eles fiquem frágeis antes do tempo. 

Além de retardar esse processo de envelhecimento do corpo, o Pilates ainda mascara o inevitável. Ou seja, mesmo que o seu corpo de fato comece a envelhecer, seus músculos e ossos podem se manter fortes, fazendo com que boa parte dos problemas desapareçam.  

 

  • Mais disposição 

 

Assim como acontece com a maioria das pessoas, o Pilates na melhor idade também ajuda a aumentar a disposição e a energia para as atividades diárias. Mas após os 60 anos, esse benefício é ainda mais importante – já que a tendência de ficar em casa solitário pode ser ruim e causar problemas como depressão e ansiedade.  

Praticar uma atividade que não force o corpo de maneira excessiva e ainda faça com que o idoso saia de casa para conviver com outras pessoas é maravilhoso e ajuda em todos os sentidos de sua vida.  

 

  • Prevenção de doenças 

 

Por fim, entre os benefícios do Pilates para a melhor idade, está a prevenção de doenças. Como essa é uma fase onde problemas de saúde podem surgir com maior frequência, como diabetes e hipertensão, é excelente que o idoso tenha uma atividade física como aliada para evitá-los ou mesmo lidar melhor com eles. 

É claro que apenas o Pilates não é capaz de trazer saúde plena mas, por se tratar de um exercício que une corpo e mente, ele é altamente recomendado para pessoas nessa fase da vida.  

 

Dicas para fazer Pilates na terceira idade 

 

Separamos algumas dicas que vão te ajudar caso você esteja pensando em fazer Pilates e esteja na terceira idade. Anote aí: 

 

1 – Antes de qualquer coisa, procure um médico. Ele irá saber como te ajudar a descobrir qual a intensidade dos exercícios e se é preciso uma bateria de exames antes de começar. Com o checkup em dia, hora de pensar na sua matrícula. 

 

2- Procure um studio de Pilates onde as aulas sejam ministradas por um professor para poucos alunos – no máximo 5. Isso irá garantir que ele preste muita atenção em você e não se descuido em nenhum momento.  

 

3- Vá praticando aos poucos e diga se sentir algum desconforto. A ideia é que seja prazeroso e simples e não um problema. Se tiver dores, avise seu professor na aula seguinte.  

 

4- Faça uma caminhada nos dias em que não for ao Pilates. A atividade aeróbica também é muito bacana para todas as idades e irá manter sua circulação em pleno funcionamento. Se puder, vá até a aula caminhando. Mas, não esqueça: não se esforce mais do que o necessário. Pense sempre em saúde! 

 

Gostou a ideia de praticar Pilates na melhor idade? Agende uma aula totalmente gratuita!

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais