Pilates está entre os exercícios mais indicados para idosos
É sempre importante sabermos quais são os exercícios mais indicados para idosos, justamente porque esse é um período da vida onde existe uma necessidade importante de praticar atividades físicas a fim de fortalecer os ossos e ganhar massa muscular.
No texto de hoje, vamos falar um pouco do porquê o Pilates está nessa lista de exercícios mais indicados para idosos e como a prática pode ajudar no tratamento de uma série de doenças comuns nessa idade. Confira abaixo as informações que separamos sobre o assunto!
Pure Pilates
Porque o Pilates é um dos exercícios mais indicados para idosos?
Separamos abaixo alguns dos principais motivos que fazem o Pilates ser um dos exercícios mais indicados para idosos. Se você está pensando em começar a praticar, entenda como ele pode te ajudar:
1- É um exercício que pode ser de baixa intensidade
O Pilates pode ser muito intenso mas essa intensidade irá depender de alguns fatores, como o condicionamento físico do aluno – e será o instrutor quem definirá o quanto deve exigir dele.
No caso de idosos, o exercício pode ser feito de maneira mais leve para que não existam dores pós-treino e para que o aluno saia da aula melhor do que entrou.
Portanto, fazer Pilates é uma boa ideia para quem tem dificuldades, até mesmo para pessoas que sofreram acidentes recentemente ou que estão muito acima do peso, por exemplo.
2- O Pilates ajuda na saúde mental
Um dos grandes problemas que está atingindo a terceira idade atualmente está ligado diretamente com a saúde mental. Por isso, o Pilates é um dos exercícios mais indicados para idosos, pois ele ajuda a diminuir sintomas da depressão e da ansiedade, tão comuns conforme a idade avança.
Além disso, ele pode promover uma sensação de autoconhecimento e de conhecimento corporal, fundamentais em uma fase onde o idoso está se acostumando com as mudanças do corpo e até mesmo tendo que lidar com momentos mais solitários, por exemplo.
Cuidar da saúde mental é muito importante para o idoso e pode ajudar a promover uma qualidade de vida excelente.
3- A prática pode proteger ossos e articulações
O Pilates está entre os exercícios mais indicados para idosos porque ajuda a criar músculos que, por sua vez, são excelentes formas de ajudar a estimular os ossos a ficarem mais fortes. Quanto mais músculos temos, mais nossos ossos e articulações se fortalecem, algo que é imprescindível para idosos, que já têm histórico de perda óssea por causa da idade.
Mesmo em intensidade baixa, o Pilates ajuda a definir os músculos e é um exercício que trabalha de uma forma conjunta todos eles, sem forçar nenhum grupo muscular, como acontece com a musculação em si.
4- Menos dores!
Por fim, o Pilates é uma prática de ajuda na postura, o que resulta também em menos dores, comuns na terceira idade. O idoso que faz a atividade regularmente consegue se sentir mais apto a realizar suas tarefas diárias sem sentir dores – além de dormir melhor à noite.
E você? O que acha do Pilates como um dos exercícios mais indicados para idosos? Comente aqui embaixo!