Pilates está entre os exercícios mais indicados para idosos

Pilates está entre os exercícios mais indicados para idosos
Avalie este post

É sempre importante sabermos quais são os exercícios mais indicados para idosos, justamente porque esse é um período da vida onde existe uma necessidade importante de praticar atividades físicas a fim de fortalecer os ossos e ganhar massa muscular. 

No texto de hoje, vamos falar um pouco do porquê o Pilates está nessa lista de exercícios mais indicados para idosos e como a prática pode ajudar no tratamento de uma série de doenças comuns nessa idade. Confira abaixo as informações que separamos sobre o assunto!

 

Agende a Sua Aula Experimental

Agende a Sua Aula Gratuita num dos mais de 60 Espaços Pure Pilates em São Paulo.

Porque o Pilates é um dos exercícios mais indicados para idosos?

 

Separamos abaixo alguns dos principais motivos que fazem o Pilates ser um dos exercícios mais indicados para idosos. Se você está pensando em começar a praticar, entenda como ele pode te ajudar:

 

1- É um exercício que pode ser de baixa intensidade

 

O Pilates pode ser muito intenso mas essa intensidade irá depender de alguns fatores, como o condicionamento físico do aluno – e será o instrutor quem definirá o quanto deve exigir dele. 

No caso de idosos, o exercício pode ser feito de maneira mais leve para que não existam dores pós-treino e para que o aluno saia da aula melhor do que entrou. 

Portanto, fazer Pilates é uma boa ideia para quem tem dificuldades, até mesmo para pessoas que sofreram acidentes recentemente ou que estão muito acima do peso, por exemplo. 

 

2- O Pilates ajuda na saúde mental

 

Um dos grandes problemas que está atingindo a terceira idade atualmente está ligado diretamente com a saúde mental. Por isso, o Pilates é um dos exercícios mais indicados para idosos, pois ele ajuda a diminuir sintomas da depressão e da ansiedade, tão comuns conforme a idade avança. 

Além disso, ele pode promover uma sensação de autoconhecimento e de conhecimento corporal, fundamentais em uma fase onde o idoso está se acostumando com as mudanças do corpo e até mesmo tendo que lidar com momentos mais solitários, por exemplo. 

Cuidar da saúde mental é muito importante para o idoso e pode ajudar a promover uma qualidade de vida excelente. 

3- A prática pode proteger ossos e articulações

 

O Pilates está entre os exercícios mais indicados para idosos porque ajuda a criar músculos que, por sua vez, são excelentes formas de ajudar a estimular os ossos a ficarem mais fortes. Quanto mais músculos temos, mais nossos ossos e articulações se fortalecem, algo que é imprescindível para idosos, que já têm histórico de perda óssea por causa da idade. 

Mesmo em intensidade baixa, o Pilates ajuda a definir os músculos e é um exercício que trabalha de uma forma conjunta todos eles, sem forçar nenhum grupo muscular, como acontece com a musculação em si. 

 

4- Menos dores!

 

Por fim, o Pilates é uma prática de ajuda na postura, o que resulta também em menos dores, comuns na terceira idade. O idoso que faz a atividade regularmente consegue se sentir mais apto a realizar suas tarefas diárias sem sentir dores – além de dormir melhor à noite. 

 

E você? O que acha do Pilates como um dos exercícios mais indicados para idosos? Comente aqui embaixo! 

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais