Como organizar os documentos para entregar o IR 2021?

Como organizar os documentos para entregar o IR 2021?
5 (100%) 2 votes

Organizar os documentos para entregar o Imposto de Renda 2021 é um assunto praticamente urgente, considerando que o prazo de entrega está bem próximo, dia 31 de Maio de 2022. Como empreendedor, é extremamente importante ficar em dia com os órgãos fiscalizadores e realizar as entregas de pessoa física no prazo, evitando pagar multas por atraso. Afinal, o Imposto de Renda serve, muitas vezes, como um comprovante de rendimento daquele empreendedor, assim como outros documentos comprobatórios a respeito do seu negócio.

No texto de hoje, vamos te explicar como você pode organizar os seus documentos para fazer o Imposto de Renda 2021 sem tanta neura e de forma tranquila. Veja abaixo!

Veja como organizar os documentos para o IR 2021

O primeiro passo para organizar os seus documentos do IR 2021, é analisar quais são os documentos que comprovem os seus recebimentos, como extratos bancários. Normalmente, o empreendedor que já tem uma contabilidade por trás do seu negócio e tem alguma experiência prévia, separa o faturamento da empresa daquilo que ele transferiu para sua conta pessoa física, tornando o processo de somatória muito mais simplificado – e, claro, o valor a pagar muito mais baixo.

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

Se esse não for o seu caso e se você ainda recebe os pagamentos diretamente na sua conta pessoa física ou transfere todos os rendimentos da empresa direto para conta pessoa física, saiba que você vai pagar Imposto de Renda no total dos seus rendimentos – o que não aconteceria se você guardasse uma parcela do faturamento para receber apenas na distribuição de lucros no fim do ano.
No exemplo que demos, é preciso somar tudo que caiu na sua conta PF.

Vamos às dicas para fazer o IR 2021

1- O primeiro passo é somar os seus rendimentos que foram transferidos para sua conta pessoa física. O IR 2021 é o Imposto de Renda pessoa física, então, você só precisa declarar aquilo que foi para sua conta pessoal. Somados esses valores, você só precisa declarar no programa que recebeu isso de um CNPJ que, no caso do empreendedor, é o CNPJ da própria empresa.

2- Vale lembrar que existe uma alíquota para cada tipo de empresa isentando uma parte desse valor de pagar Imposto de Renda. Pesquise direitinho quanto é a sua alíquota e coloque no programa do Imposto de Renda o valor subtraído dessa porcentagem.

3- O programa é bem simples e, após colocar o que você recebeu de pessoa jurídica, o programa irá automaticamente te dizer quanto você deverá pagar. Para quem está apertado nesse momento, pode ser interessante parcelar o imposto de renda para conseguir quitar de maneira mais tranquila.

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares!

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais