Joseph Pilates: Quem foi ele?

Joseph Pilates: Quem foi ele?
2.1 (42.86%) 14 votes

Todo mundo sabe que o Pilates representa uma prática de exercícios muito comum nos dias atuais. Mas você sabia que esses exercícios foram originalmente criados por um homem cujo nome era Joseph Pilates?

Acompanhe os detalhes a seguir e conheça um pouco sobre a história do fundador do Pilates e a respectiva criação desta atividade física.

Quem foi Joseph Pilates?

Joseph Pilates foi o inventor do método de condicionamento físico que leva o seu próprio nome – o Pilates.

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

Nascido na Alemanha em 1883, Joseph teve como pais um ginasta premiado de descendência grega e uma naturopata que acreditava no estímulo do corpo para autocura sem medicamentos ou cirurgias.

A filosofia de cura da mãe e as realizações físicas do pai foram as grandes influências para a criação de exercícios terapêuticos ao longo da vida de Joseph.

Em sua infância, Joseph Pilates tinha problemas de saúde e sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Para superar suas desvantagens físicas ele decidiu se dedicar para melhorar sua vida e sua saúde.

Ele se focalizou em técnicas respiratórias para curar sua asma e ao se exercitar de calção ao ar livre, ele conseguiu curar também seu raquitismo que é uma doença causada pela deficiência em vitamina D.

Criação do Pilates

Com 14 anos de idade Joseph já possuía um corpo definido a ponto de posar para gráficos de anatomia humana. Ele passou a estudar musculação, yoga, artes marciais e ginástica, além de também ser um autodidata em anatomia e fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental.

Em 1912 Joseph Pilates se mudou para a Inglaterra onde trabalhou como boxeador profissional, artista de circo e treinador de defesa pessoal. No entanto, durante a 1ª Guerra Mundial ele foi preso pelas autoridades britânicas em um acampamento inglês.

Mesmo com as condições precárias vividas no local, Joseph incentivava os demais presos a praticarem diariamente os exercícios para manterem o bem-estar físico e mental.

Em determinada oportunidade, Joseph Pilates passou a ajudar na recuperação de soldados alemães feridos que não conseguiam sair da cama. Assim, ele retirou algumas molas das camas e as prendeu em suas cabeceiras e pés, transformando-as em equipamentos que ajudariam na prática de exercícios de resistência dos soldados. Essas camas adaptadas foram as precursoras dos equipamentos de Pilates como o Cadillac e o Reformer.

Após a Guerra, Joseph Pilates voltou à Alemanha e colaborou com especialistas em dança e até mesmo treinou policiais. Anos mais tarde ele migrou-se para os Estados Unidos onde conheceu uma jovem enfermeira que se tornou sua esposa.

Em Nova Iorque Joseph e sua esposa abriram um estúdio onde administraram aulas até a década de 60.

Sobre o Método Pilates

O método originalmente criado por Pilates era conhecido por Contrologia, onde se ensina a mente a controlar os músculos. O método foca sua atenção na musculatura postural básica para ajudar a manter o equilíbrio do corpo e fornecer suporte para a coluna vertebral.

Além disso, os exercícios de Pilates pregam a consciência da respiração e do alinhamento da coluna vertebral e o fortalecimento do tronco e músculos abdominais.

Criações de Joseph Pilates

Ao longo da sua vida dedicada ao Pilates, Joseph escreveu dois livros sendo o “Your Health” e Return to Life Though Contrology”. Ele foi também o inventor de diversos aparelhos como o Cadillac, Pilates Chair, Landder Barrel, Pilates Bed, entro outros.

Apesar de Joseph e sua esposa não terem tido filhos, o legado do Pilates foi preservado através de seus discípulos que abriram seus próprios estúdios nos Estados Unidos e ajudaram a propagar seus ensinamentos em todo o mundo.

Hoje o Pilates representa uma prática de exercícios muito popular com seus benefícios para a saúde e disciplina mental reconhecidos como sendo de grande auxílio para todo o tipo de pessoal, independente de seu tipo físico, sexo ou idade.

E você, tem interesse em praticar Pilates? Conheça a Pure Pilates.

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais