Melhore a qualidade do seu sono com Pilates

Melhore a qualidade do seu sono com Pilates
Avalie este post

Se você é daquelas pessoas ligadas no 220v e não consegue fazer a sua cabeça parar e relaxar nem na hora de dormir, saiba que é preciso mudar alguns hábitos e correr atrás de uma boa noite de sono.

Isso porque passamos um terço da nossa vida dormindo, e se o seu sono não tiver qualidade, você compromete o seu bem estar, rendimento e principalmente a sua saúde.

Noites em claro, e dificuldade de dormir tem sido a rotina das suas noites? Então acompanhe o nosso artigo e veja como pode solucionar os distúrbios do sono e todos os comprometimentos que eles podem acarretar.

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

Distúrbios do sono

Os mais de 100 distúrbios do sono já identificados, sendo a insônia o mais comum deles, possuem diversos fatores de desencadeamento, porém a vida moderna com excesso de cansaço, preocupação e estresse acabam favorecendo esses males.

Como consequência, quem sofre com esses distúrbios fica sem energia, perde a produtividade, apresenta desânimo e fraqueza, além de estar mais suscetível ao ganho de peso (principalmente o acúmulo de gordura na região abdominal por conta da liberação do cortisol) e apresentar dificuldades em manter as taxas de açúcar no sangue.

A prática de atividades físicas para a melhora do sono

De acordo com uma pesquisa da American Sleep Disorders Association, os exercícios físicos como agentes da melhoria da qualidade do sono foram comprovados e aceitos como uma intervenção não farmacológica de acordo com três hipóteses.

A primeira, chamada de termorreguladora, defende que o aumento da temperatura corporal proporcionado pelo exercício facilita o gatilho para o sono, por ativa mecanismos controlados pelo hipotálamo de dissipação do calor da indução do sono. A segunda diz respeito á conservação da energia. De acordo com ela, o gasto energético da prática física aumenta a necessidade do sono. A terceira hipótese, conhecida como restauradora ou compensatória, assim como a anterior, defende que a alta atividade catabólica reduz as reservas energéticas, o que também aumenta a necessidade do sono.

Ou seja, o sono de quem é ativo fisicamente tem melhor qualidade do que das pessoas sedentárias, e que não praticam nenhum exercício físico.

O papel do pilates na melhoria do sono

Para quem sofre com distúrbios do sono e quer voltar a ter noites de sono com qualidade, o pilates como ferramenta é altamente recomendado. Isso porque a prática promove sensações de tranquilidade, consciência corporal e bem-estar trabalhando exercícios cujas sobrecargas são aumentadas gradativamente.

A respiração é outro elemento importante nos exercícios de pilates, que acabam potencializando a capacidade respiratória dos praticantes. Toda a reeducação corporal que o pilates proporciona ajuda a diminuir os níveis de estresse e ansiedade, presentes nos indivíduos que sofrem com distúrbios do sono.

Outra vantagem do pilates é que a prática pode ser feita até duas horas antes do sono, sem prejudicar a qualidade do mesmo. Isso acontece pois os exercícios não exigem picos de energia e não causam desgaste físico, que pode ajudar a ter uma noite agitada e mal dormida.

 A melhora na qualidade do sono é apenas um dos inúmeros benefícios que a prática do pilates proporciona para os seus praticantes. Por isso, programe-se e comece a sentir os resultados logo nas primeiras aulas.

E você, tem alguma dificuldade para dormir ou sofre com algum distúrbio do sono? Conte pra gente pelos comentários.

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais