Outubro Rosa – A importância da prevenção!

Outubro Rosa – A importância da prevenção!
Avalie este post

Este mês foi destinado às campanhas de Outubro Rosa, uma das mais importantes em relação à prevenção do Câncer de Mama. Segundo dados do INCA, instituto nacional do Câncer, é provável que os anos de 2020, 2021 e 2022 tenham uma média de 66.280 novos casos e que cerca de 61 mulheres a cada 100 mil venham a apresentar o diagnóstico positivo para a doença.

Neste contexto, é importante prevenir e encontrar maneiras de haver o diagnóstico precoce, que é a melhor maneira de salvar vidas e garantir o melhor prognóstico. No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre o Outubro Rosa e como a prevenção deve ser realizada! Veja abaixo!

Como o Outubro Rosa ajuda na prevenção do Câncer de Mama?

O Outubro Rosa é uma campanha que utiliza o mês de outubro inteiro para divulgar e ajudar na prevenção do Câncer de Mama. Entre as ações mais efetivas, estão as campanhas de mamografia em massa, onde as mulheres, em especial, têm acesso ao exame de maneira mais rápida e gratuita através dos postos de saúde espalhados pelo país.

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

Além disso, são realizadas campanhas de educação, ensinando como fazer o autoexame em casa e explicando a importância de ir até o posto de saúde anualmente para conseguir descobrir um possível nódulo com antecedência e, assim, tratá-lo o quanto antes, aumentando as chances de cura.

A importância da prevenção em qualquer época do ano!

Mesmo com o final do outubro rosa, é importante continuar se prevenindo, afinal, a prevenção deve ser durante o ano todo. Entre os cuidados mais importantes, estão:

1- Mamografia

Todo ano, é preciso realizar o exame de mamografia, seja durante as campanhas ou quando o seu médico recomendar. O ideal é não passar o prazo de 12 meses entre um exame e outro, sempre apresentando os resultados ao máximo para análise.

2- Autoexame

Mesmo fazendo a mamografia anualmente, o autoexame é indispensável ao menos todos os meses. A qualquer sinal de alterações, procure um médico e realize exames para verificar a possibilidade de qualquer problema. Quanto antes procurar ajuda, melhor!

Gostou de saber um pouco mais sobre o Outubro Rosa e a importância da prevenção em relação ao Câncer de Mama? Procure um médico sempre que sentir algo diferente e sempre faça as mamografias anuais, especialmente se você passou dos 40 anos. Prevenção pode salvar vidas e o tratamento precoce é a melhor saída!

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais