Tem TPM? O Pilates pode ajudar e muito!

Além de melhorar sua postura e promover definição e flexibilidade para o corpo, a prática regular do Pilates pode ser uma grande aliada das mulheres na hora de enfrentar todos os sintomas desagradáveis da Tensão Pré-menstrual (TPM). Se você tem TPM, comece agora a praticar Pilates. Você vai ver como ele melhora a TPM à medida que alivia os efeitos físicos e emocionais desse mal que ainda não tem cura. Veja agora, em detalhes, como o Pilates pode ser a solução para a TPM. Seus dias de tensão pré-menstrual nunca mais serão os mesmos! 

Ninguém merece!

Você já percebeu que nos dias que antecedem a chegada da menstruação, a gente fica irritada, emotiva, tem um cansaço que não passa, dá insônia, ansiedade, tristeza e desânimo, não é mesmo? Isto só para citar as questões emocionais. E o que dizer dos sintomas físicos? Ninguém merece o inchaço pelo corpo, as cólicas, a dor de cabeça e o mal estar generalizado!

Pois você não está sozinha! Sabia que pesquisas realizadas na Universidade de British Columbia, nos EUA, dão conta de que cerca de 75% das mulheres sofrem com os sintomas da TPM? Ou seja, de cada 4 mulheres, 3 sofrem com os sintomas da TPM. Não é pouco. 

Mas, afinal, o que causa a TPM?

As causas da TPM estão relacionadas à instabilidade da produção dos hormônios femininos estrógeno e progesterona. Os nomes são complicados, mas são eles que influenciam a transmissão de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, duas substâncias que transmitem os impulsos nervosos.

Pilates, uma santa solução

A boa notícia é que com a prática dos exercícios físicos propostos pelo método Pilates, você terá um aumento do seu metabolismo, que, por sua vez, vai melhorar a circulação sanguínea. Tudo isso e mais o trabalho de respiração profunda exigido para fazer os movimentos acabam liberando hormônios como a endorfina. Você já deve ter ouvido falar que ela é grande responsável pelas sensações de prazer e bem-estar, que afinal é tudo que queremos. É assim que o Pilates age contra a TPM.

A endorfina é comparada a um analgésico natural. Ela vai atuar diretamente na diminuição da ansiedade, melhorando significativamente o teu humor. Com o aumento do fluxo sanguíneo promovido pelo Pilates, você vai conseguir também diminuir bastante o inchaço do seu corpo, principalmente das pernas, pés e mãos. Tudo de bom! 

Alívio para o mês todo 

Ao regular o metabolismo, a prática do Pilates alivia as cólicas, que durante a TPM chegam a refletir nas coxas e até mesmo na coluna. Ao fazer os exercícios, você vai fortalecer seu abdome e toda região pélvica, partes do corpo bastante impactadas tanto no período de TPM quanto no menstrual. 

O Pilates promove um relaxamento e alinhamento para todo o corpo. Isso vai melhorar suas crises de enxaquecas, diminuir o estresse e corrigir a postura. A nossa dica é que você pratique regularmente o Pilates, de duas a três vezes por semana, para ter um aumento significativo de sua qualidade de vida durante a TPM e beneficiar sua autoestima durante o mês todo. Ótimo, hein?

Para que o Pilates surta algum efeito entre os esforços para amenizar os sintomas da TPM, recomendamos sessões de no mínimo 30 minutos. Sugerimos, ainda, uma alimentação balanceada, rica em verduras, legumes e frutas e com o mínimo de sal possível. Agindo desta forma, com cerca de 15 sessões, você vai começar a perceber os benefícios do método. 

Veja outros benefícios do Pilates 

  • Alonga e fortalecer toda musculatura
  • Previne lesões
  • Corrige a postura
  • Alivia dores musculares
  • Melhora o equilíbrio
  • Lapida a coordenação motora
  • Aumenta a capacidade respiratória
  • Reabilita fisicamente
  • Melhora a concentração
  • Integra mente, corpo e espírito

Amiga, se você quer saber mais sobre estúdios de Pilates, a prática em si e outras vantagens oferecidas por este método, continue acompanhando nosso blog! 

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