O Pilates ajuda a tonificar os músculos?
Saber se o Pilates ajuda a tonificar os músculos é uma das dúvidas mais comuns de quem se interessa pela prática. Afinal, é normal acharmos que uma atividade de execução lenta não trabalhe de forma intensa a musculatura, como acontece nas academias, por exemplo.
Já adiantamos a resposta para essa pergunta: sim, o Pilates age nos músculos e – acredite – bastante! No texto de hoje, vamos explicar como ele funciona e se ele é realmente indicado para a hipertrofia. Confira!
Pure Pilates
O Pilates ajuda a tonificar os músculos até a hipertrofia?
Primeiro, vamos entender o Pilates de uma maneira mais ampla. As aulas são intensas e costumam evoluir conforme o aluno se desenvolve. A execução lenta trabalha o corpo como um todo e o alonga, além de trazer mudanças positivas para a respiração também.
Porém, quando falamos em hipertrofia, não é possível dizer que o Pilates sozinho seja capaz de conseguir esse resultado. Isso porque ele trabalha os músculos de uma forma geral e não isolada. Ou seja, aquele crescimento mais intenso que acontece quando vamos à uma academia e exercitamos um músculo por vez não acontece no Pilates tão rapidamente.
O que não significa que as aulas não sejam capazes de gerar tonificação muscular. Pelo contrário: quando há um trabalho geral no corpo, os resultados são progressivos e excelentes!
Pilates e musculação – Resultados em todos os sentidos
Quem deseja garantir a hipertrofia, precisa saber que o Pilates ajuda a tonificar os músculos e, com isso, gerar treinos mais efetivos na academia.
Ou seja, unir a musculação com as aulas pelo menos duas vezes por semana, trará ganhos excelentes, como:
- Menos dores ao exercitar os músculos. Isso significa que as séries poderão aumentar e os resultados de hipertrofia serão muito mais expressivos.
- Mais força muscular, gerando treinos mais intensos, com maior peso e resultados mais rápidos. Quem pratica o Pilates, sem dúvidas, sai na frente quando o assunto é gerar musculatura.
- As aulas podem ocorrer nos dias de descanso obrigatório dos músculos. Além de ajudarem no condicionamento geral, ainda melhoram a respiração e diminuem os processos inflamatórios.
Conclusões
Não há dúvidas de que o Pilates ajuda a tonificar os músculos. Porém, essa tonificação é generalizada, já que as aulas trabalham grupos musculares de uma única vez – diferente da musculação que trabalha com eles isoladamente.
Ou seja, quem tem como principal intuito ganhar mais saúde e tônus muscular pode se beneficiar facilmente apenas das aulas de Pilates. Já quem busca a hipertrofia, pode aliar ambas as atividades e potencializar os ganhos.
De toda forma, a atividade física é fundamental para a saúde em geral. Seja para trazer resultados estéticos ou mesmo para garantir mais saúde, ambas as modalidades são excelentes – e ficam ainda melhores juntas!
E quem deseja emagrecer, pode unir o Pilates com o aeróbico – como explicamos em um post aqui no blog!
Se você se interessou pelo o quanto o Pilates ajuda a tonificar os músculos, agende uma aula gratuita em um Studio mais próximo da sua casa! Estamos te esperando!